Motivação

09/07/2015 12:04 - Atualizado em 20/11/2016 07:38

Plano de carreira estimula equipes a atingir resultados

Estratégia para reter talentos traz benefícios ao colaborador e à organização.

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Redação

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Trabalhar em um meio que proporcione crescimento profissional, aprendizado e oportunidades é o objetivo da maioria dos profissionais. De olho nesse desejo, algumas empresas investem no plano de carreira como forma de fidelizar o funcionário e estimular o bom rendimento.

Cristiane Froehlich, doutora em Pedagogia e professora de gestão de Recursos Humanos, explica que o plano de carreira representa a linha de progresso do colaborador, alinhando as aspirações individuais com as necessidades organizacionais. Entenda como funciona o processo.

plano de carreira

Como funciona o plano de carreira?

Existem vários tipos de plano de carreira, segundo Cristiane, e a implementação difere de acordo com o modelo adotado.

"Ele deve considerar que, atualmente, as pessoas, principalmente os jovens, não se fixam mais em um único emprego, procuram crescimento rápido. Quando isso não acontece, buscam novos desafios em organizações que ofereçam outros cargos e melhores salários", explica.

Antes de elaborar um plano de carreira, a organização precisa analisar o perfil dos colaboradores que deseja atrair e manter na empresa, conforme os resultados que pretende alcançar.

Para Cristiane, o modelo deve ser adotado o quanto antes, pois auxilia na formalização da estrutura organizacional e dos processos da área de Recursos Humanos, que auxiliam as lideranças no gerenciamento das pessoas. "É uma forma de atrair e reter talentos para o alcance dos objetivos organizacionais", afirma.

Vantagens para todos

A professora lista algumas vantagens do plano de carreira. Confira:

- Direciona a carreira profissional dos colaboradores, pois alguns jovens não sabem qual caminho seguir. O plano de carreira oferece a oportunidade de troca de função e, se necessário, de alteração do rumo do profissional

- Dá mais segurança para as pessoas, pois mostra aos colaboradores o interesse da organização em querer que as pessoas cresçam e se desenvolvam

- Estimula processos de autodesenvolvimento dos colaboradores, que buscam atingir os requisitos exigidos para obter promoções

- Aumenta a capacidade de atração e retenção de pessoas

- Torna o sistema de remuneração mais objetivo e com critérios claros

- Aumenta a produtividade a partir da comunicação clara e transparente dos critérios de promoção.

plano de carreira

O plano de carreira individual

Cristiane ressalta ainda que, além do plano da organização, cada pessoa deve planejar sua própria carreira. "O plano de carreira individual é um projeto pessoal que oferece uma visão das possibilidades de desenvolvimento profissional. O ato de planejar propicia e facilita a reflexão", aponta.

Segundo a especialista, o plano de carreira individual promove o conhecimento e o autoconhecimento, fundamentais para o desenvolvimento de atividades em qualquer ramo. Ele pode ser estruturado em quatro etapas:

1. Avaliação do ambiente externo: nessa etapa, são avaliadas as oportunidades e ameaças no mercado de trabalho.

2. Autoavaliação do potencial: busca-se identificar os pontos fortes e a melhorar, bem como os próprios interesses. É chamada etapa de autoconhecimento das potencialidades.

3. Definição de objetivos: busca-se estabelecer objetivos relacionados com a carreira em curto, médio e longo prazo. Deve-se esclarecer o que, quando e como, ou seja, traçar um plano de ação para atingir os objetivos definidos.

4. Implementação: dá-se início ao plano de ação elaborado na etapa anterior.

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