Motivação

19/06/2015 05:17 - Atualizado em 08/12/2016 12:38

Perseverança é a chave para o sucesso na vida

Dificuldades acontecem em todas as etapas da vida, mas é possível superar os obstáculos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para superar dificuldades na vida pessoal, destacar-se na carreira, passar no vestibular ou até mesmo para não desistir de ir à academia todos os dias, é preciso ter perseverança. Seja em situações mais simples ou em grandes desafios, o sucesso só é possível quando conseguimos ultrapassar os obstáculos e manter o foco nos objetivos.

A importância da perseverança

Em todas as etapas da vida surgem dificuldades que, muitas vezes, nos fazem falhar. Porém, com persistência e dedicação para alcançar a meta traçada, esses obstáculos se tornam passageiros e servem como aprendizado. Com perseverança, as pessoas se tornam melhores, mais compreensivas, maduras e disponíveis para ajudar o próximo.

É natural algo não dar certo na primeira, na segunda ou até mesmo depois de várias tentativas, mas desenvolver a obstinação permite ter força de vontade para recomeçar do zero. Isso também ajuda a perceber que começar algo novo e de forma diferente é revigorante, pois desperta a curiosidade e renova a disposição.

perseveranca

Por isso, trocar de emprego ou até mesmo de profissão não quer dizer que a pessoa não saiba para onde está indo, mas, sim, que ela tem perseverança para buscar algo que realmente queira fazer. É preciso ter coragem para experimentar, tentar e não desistir até que se conquistem os objetivos.

Dicas para não perder o foco

1. Esforço consciente

Para manter a perseverança, é preciso ter consciência de que sem esforço não é possível chegar ao sucesso. Quando se faz algo no chamado “piloto automático”, o propósito acaba caindo no esquecimento, e o cansaço e o desânimo são inevitáveis. Por isso, trace metas e lembre-se pelo que você está lutando, buscando força nos seus objetivos.

2. Disciplina e dedicação

A disciplina ajuda a superar o medo de tomar decisões importantes, o que muitas vezes também significa arriscar-se. A dedicação torna as ações mais objetivas, mostrando de forma clara para onde você está indo. Essas duas ferramentas também ajudam a desenvolver suas habilidades e seu potencial, mostrando que você é capaz.

3. Paciência

Com paciência e calma você enxerga melhor e, consequentemente, percebe quando deve ser persiste e não desistir. Também adquire mais segurança de que está fazendo o certo e de forma bem pensada, sem ficar em dúvida se deve continuar quando algo não funciona da maneira esperada.

4.Otimismo

Outra dica importante é manter o pensamento positivo e a autoconfiança. Confie na sua capacidade e reconheça as coisas que já conquistou, pois isso lembrará que os problemas sempre podem ser resolvidos.

5. Erros X acertos

Errar é uma parte importante do desenvolvimento da perseverança na vida pessoal, profissional e social. Não fique preso ao que não deu certo. Leve disso apenas o aprendizado. Enquanto você estiver lamentando suas falhas, poderá acabar perdendo novas oportunidades.

Gostou das dicas para aumentar a perseverança? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
objetivos
metas
desistir
foco

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ