Motivação

25/09/2015 12:20 - Atualizado em 17/11/2016 08:59

Pensamentos positivos podem melhorar a saúde

O otimismo pode colaborar de forma significativa para manter o corpo saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você acredita que aquilo que você pensa pode influenciar a sua saúde? A ciência afirma que sim. Estudos mostram que os pensamentos positivos estão diretamente ligados à prevenção de doenças e à melhora em tratamentos, trazendo vantagens significativas para a qualidade de vida.

Assim como o estresse é, muitas vezes, ocasionado por preocupações constantes, os pensamentos bons fazem o caminho inverso, proporcionando mais saúde e satisfação. Que tal apostar no otimismo e desfrutar de uma vida mais saudável?

Pensamentos positivos fazem bem à saúde

mulher com pensamentos positivosOs pensamentos positivos contribuem para o alívio de estresse, ajudando a diminuir os níveis de cortisol no sangue e os possíveis problemas causados pelo hormônio. Porém, a ciência aponta que não é só isso.

Um estudo feito pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, revelou que emoções positivas podem tornar o indivíduo mais saudável.

Na pesquisa, 2.618 pessoas responderam um questionário avaliando como esperavam que a sua saúde seria no futuro. 15 anos depois, concluiu-se que as mais otimistas possuíam 24% menos chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Além do coração, a ciência revela que os pensamentos positivos também agem na prevenção do câncer.

Um estudo publicado na revista científica BMC Cancer mostrou que mulheres que enfrentam conflitos ao longo da vida têm mais chances de serem diagnosticadas com câncer de mama, quando comparadas àquelas que viveram uma vida feliz e estável.

Vale lembrar que o otimismo não deve substituir tratamentos, mas, sim, servir como uma força extra na hora de fortalecer o sistema imunológico e melhorar a rotina.

Livre-se dos maus pensamentos

Sabe o melhor de tudo? Ter pensamentos positivos não custa nada! O otimismo não só motiva, como ajuda a melhorar a qualidade de vida.

Saiba Mais
Pensamento positivo: Aprenda 4 dicas para dominar o poder da mente
Risoterapia: Rir pode ser mesmo um ótimo remédio
Pensar positivo faz diferença na sua vida

Pessoas positivas tendem a se sentir mais inspiradas a começar atividades novas, conhecer lugares e realizar-se na profissão ou nas tarefas do dia a dia. Ainda, tendem a ficar mais interessantes, melhorando e fortalecendo inclusive as relações sociais.

Já aquelas que insistem em se apegar a pensamentos negativos tendem a desenvolver maior insegurança, baixa autoestima e desmotivação. E ninguém gosta de ficar perto de uma pessoa que parece ter uma nuvem negra em cima da cabeça, não é mesmo?

Por isso, permita-se desfrutar de boas emoções. Isso fará com que você tenha mais vontade de buscar resultados melhores, transformando toda essa positividade em resultados concretos.

Você acredita que ser otimista colabora para a saúde do corpo? Qual a melhor maneira de evitar pensamentos negativos? Deixe sua opinião nos comentários! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
otimismo
pensar positivo
saúde
emoções

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ