Motivação

08/05/2015 07:21 - Atualizado em 03/12/2016 10:00

Pensamento positivo: Aprenda 4 dicas para dominar o poder da mente

É possível controlar a ansiedade, aumentar a autoestima e até melhorar problemas de saúde com o pensamento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O poder da mente não é responsável apenas por tornar a pessoa mais otimista. Os pensamentos também são capazes de emitir energias e atrair o que é transmitido, seja bom ou ruim.

Segundo pesquisas, é possível controlar os pensamentos de forma que isso ajude no tratamento de doenças, no aumento da autoestima, no controle da ansiedade e até mesmo na conquista de objetivos pessoais e profissionais.

Como funciona o poder da mente

Vários livros e estudos já foram feitos por especialistas que estudam teorias de que o poder da mente pode, sim, mudar o modo como o corpo reage a determinadas situações. Com pensamentos e expectativas positivas, as pessoas possuem chances de alcançar diferentes objetivos, seja na carreira, na vida afetiva ou até mesmo na saúde.

poder da mente

O tratamento de doenças também pode ser complementado com o poder da mente. É considerado que até metade do alívio sentido pelos pacientes que tomam remédio para dor é resultado de suas expectativas, e não do próprio medicamento. A eficácia de outros tratamentos, como os com antidepressivos, pode depender em até 80% dos pensamentos.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Chicago em 2007, nos Estados Unidos, demonstrou que cerca de metade dos médicos prescreviam tratamentos ou medicamentos inúteis com a intenção de induzir um efeito placebo no paciente. Ou seja, se o doente pensa e acredita que vai ajudar, o tratamento pode de fato ajudá-lo.

Além dos benefícios para controlar doenças e problema de saúde, o poder da mente também altera a forma de reação a diferentes situações. Quando uma pessoa pensa algo muitas vezes e com sentimento, acaba imprimindo isso em seu subconsciente, o que influencia o seu comportamento sem que ela perceba.

Dicas para utilizar o poder da mente a seu favor

1. Use a criatividade

Para explorar o poder da mente, é preciso estimular os pensamentos. Use a criatividade e se permita imaginar, pois isso pode mudar o modo como seu corpo reage. Saiba desfrutar dos poderes da sua mente, imagine situações para estimular e preparar o cérebro para viver aquele momento.

2. Relaxe

Outra dica importante é ter um tempo só para você, relaxando e distraindo a mente. Pensar em coisas boas pode ajudar a controlar a ansiedade, pois o cérebro encontra prazer nos pensamentos. Procure maneiras de se aclamar, pois quando se está estressado os sentimentos ruins se transformam em pensamentos negativos.

3. Confie em si mesmo

Ter autoconfiança e adotar uma postura firme estimula uma resposta corporal e hormonal. Com pensamentos confiantes,você pode eliminar aquelas inseguranças e medos de tentar, arriscando-se mais e, consequentemente, conquistando mais objetivos.

4. Pratique atividades físicas

Uma maneira de combater as atitudes negativas é praticando exercícios físicos. Atividades como correr, andar de bicicleta, caminhar, praticar yoga e dançar exigem sentimentos e pensamentos positivos para conduzir os comandos. Aliviam também o estresse, pois liberam endorfina e proporcionam bem-estar. Limpe a mente e seja otimista.

Tem mais alguma dica? Compartilhe conosco! E não esqueça que você sempre encontra novidades para seu bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pensamento
positividade
autoestima
otimismo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ