Motivação

14/12/2015 01:11 - Atualizado em 09/12/2016 09:11

Passo a passo: Como estabelecer metas para o próximo ano

Planejamento é uma maneira eficaz de alcançar objetivos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Saber como estabelecer metas é uma maneira eficaz de alcançar novos objetivos de vida, Porém, para isso, é preciso ter organização, disciplina e comprometimento. A plena consciência do motivo para todo o esforço é indispensável.

Você pode optar viver a vida sem grandes planos e esperar para saber o que o destino lhe reserva. Por outro lado, ao escolher metas claras, você não só tem mais chances de alcançar o sucesso, como tende a sentir-se mais motivado ao longo do processo.

como estabelecer metas - silhueta de homem com flecha

Como estabelecer metas para o Ano Novo

1. Defina seu objetivo

Para começar o ano cheio de disposição, defina quais são suas metas para o próximo período. Você pode dividir entre o objetivo principal e alguns menores, que servirão como impulso para chegar ao sucesso absoluto.

Nessa definição, procure estabelecer metas realistas. Se o plano envolve algum investimento financeiro, por exemplo, coloque na ponta do lápis sua renda e seus gastos e veja aonde é possível chegar.

2. Verifique o que será necessário para alcançá-lo

Depois de estabelecer metas, é hora de identificar o que será necessário para ter sucesso no plano.

Se o objetivo é aprender um segundo idioma, faz parte procurar uma escola ou professor particular, estudar e pesquisar sobre o assunto. Já se envolve a abertura de uma poupança, deve-se analisar onde é possível cortar gastos para economizar.

3. Acompanhe a evolução

É importante ficar de olho no processo, identificando se a maneira escolhida para alcançar os objetivos está sendo eficaz ou se precisa ser alterada. Se a meta é perder peso, por exemplo, mas a dieta não está dando efeito, vale procurar um nutricionista e mudar alguns hábitos para alcançar o sucesso.

4. Mantenha o foco

Qualquer que seja a meta estabelecida, ela demandará foco e comprometimento. É natural que haja certo desânimo no meio do caminho. No entanto, ao estar consciente sobre a importância do objetivo proposto, é mais fácil recuperar o foco, lembrando o que motivou esse plano.

Por exemplo: é mais fácil deixar de comprar uma roupa bonita se você sabe que, economizando, poderá fazer aquela viagem dos sonhos. Deixar de comer a sobremesa para entrar naquele look que adora, mas não lhe serve mais, também pode ser um desafio fácil de cumprir.

Saiba Mais
Motivação: veja como estabelecer e cumprir metas até o fim do ano
Entenda quando a busca por objetivos pode virar paranoia
Plano de carreira estimula equipes a atingir resultados

Continue definindo novas metas

Alcançou o objetivo antes do tempo? Ótimo! Comece um novo plano. Renovar sempre seus objetivos é uma forma de manter-se ativo. Não é preciso se sentir constantemente insatisfeito com o que se tem. A ideia é impulsionar uma melhora constante.

Se você conseguiu juntar o dinheiro para aquela viagem, que tal começar a planejar um destino mais distante para o próximo ano? Ou se já se especializou no novo idioma, comece um terceiro e comunique-se com novas pessoas!

Agora que você sabe como estabelecer metas para próximo ano, que tal nos dizer qual vai ser o grande objetivo? Deixe um comentário! E continue acompanhando as dicas de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
objetivo
fim de ano
resoluções de réveillon
foco

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ