Motivação

27/08/2014 08:26 - Atualizado em 03/12/2016 11:48

Papel dos pais: Descubra como incentivar seu filho a estudar

Saiba o que fazer para ajudar e como incentivar seu filho a estudar com dedicação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Todo pai quer que seu filho se destaque na escola. Criança que se mostra boa aluna desde os primeiros anos escolares tende a apresentar excelentes notas à medida que avança.

Mas quando o pequeno passa a mostrar desinteresse, o que fazer? A escola e os pais têm parte nisso. Aos responsáveis pela criança, cabe-lhes investigar as causas do desânimo.

incentivar-estudar

Pais devem participar do aprendizado dos filhos

Caso a falta de vontade esteja relacionada a uma matéria específica em que ela venha apresentando baixo rendimento, recomenda-se uma conversa com o professor e coordenadores do colégio para avaliar a melhor forma de fazer com que ela fixe o conteúdo.

Também é necessário averiguar a possibilidade de bullying entre os colegas e levar o assunto ao educador. Se o caso não se enquadra em nenhuma dessas alternativas, o problema pode resolvido a partir de algumas iniciativas dos pais.

Veja algumas maneiras de como incentivar seu filho a estudar:

Como incentivar seu filho a estudar

1 - Converse com ele. Mostre-lhe a importância de aprender. Explique como a educação poderá render-lhe bons frutos quando crescer.

2 - Estabeleça horários para a realização dos temas. Uma excelente maneira de como incentivar seu filho a estudar é fazer com que ele crie o hábito também depois da escola. Não seja rígido, contudo, com este período diário que ele deve dedicar-se aos estudos em casa, pois a criança necessita ter também hora para brincar e fazer as coisas que gosta.

3 - Se ele não tiver tema de casa, peça que reveja o conteúdo do dia. Para tanto, lembre-se sempre de direcioná-lo a um local silencioso, sem TV ou computadores para que ele se concentre.

4 - Sente-se com ele para revisar os cadernos. Pergunte se ele tem dúvidas e se for o caso ajude-o a entender o que não está claro. Caso não se lembre do conteúdo, tente pesquisar e voltar ao assunto com a criança.

5 - Se ainda os tiver, mostre seus cadernos de escola. Relacione os seus dias de escola com seu sucesso profissional hoje para mostrar como incentivar seu filho a estudar.

6 - Não fique o tempo todo ao lado da criança. Ao habituar-se a fazer a lição sozinha, ela ficará muito mais independente e isso naturalmente terá influência em como incentivar seu filho a estudar.

7 - Oriente onde buscar informações sobre um assunto a ser pesquisado. Ao fazer investigações em livros e na internet, explique-o a necessidade de usar os dados de base e não como trechos para cópias.

8 - Não deixe que seu filho absorva as matérias estudadas a partir de memorização. Peça sempre para que ele lhe explique o que entendeu.

9 - Sempre que possível, leve seu filho a museus, feiras de livros e bibliotecas, assim ele deve entender que o conteúdo aprendido na sala de aula pode ser encontrado em ambientes não-escolares.

10 - Evite punir e ameaçar a criança. Para ter sucesso em como incentivar seu filho a estudar, opte pelo diálogo. Ao ser castigado, o aluno que não vai bem passa a encarar o estudo como algo negativo. Mostre-lhe que você está ao seu lado e que quer ajudá-lo a se sair melhor.

11 - Aposte no poder da recompensa. Ao perceber que a criança se esforça e se dedica, premie-a com um passeio, um livro novo ou um piquenique. Evite, entretanto, recompensá-lo com dinheiro para não mercantilizar a proposta.

TAGS
educação
crianças
educação infantil
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ