Motivação

05/09/2015 01:20 - Atualizado em 25/11/2016 12:47

Paciência é uma virtude: Confira 5 dicas para aumentá-la

Uma das principais técnicas para manter a calma é respirar fundo antes de resolver qualquer problema.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Controlar os pensamentos, as ações e os sentimentos nos momentos de tensão nem sempre é uma tarefa fácil. Alguns têm mais facilidade em manter a calma, enquanto outros perdem a cabeça já no primeiro obstáculo. Mas a paciência é fundamental para superar os desafios e conquistar os objetivos.

Mesmo para aqueles mais nervosos, é possível aumentar o autocontrole com técnicas que ajudam a manter a calma. Basta mudar alguns hábitos e se concentrar no resultado final para que uma situação estressante não acabe colocando tudo a perder.

homem com mao na cabeca perdendo a paciencia

A importância da paciência

Seja no trabalho, na escola ou até mesmo em casa, sempre surgem problemas que podem acabar com a paciência de qualquer um. Com a correria do dia a dia, às vezes nem nos damos conta de como nos estressamos facilmente e, pior ainda, como isso atrapalha a produtividade ou o andamento de um projeto.

A paciência é apenas controle, e pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Ser paciente consiste em saber gerenciar a si mesmo, o que exige atenção aos seus pensamentos, atos e sentimentos. Isso quer dizer que não se deve tentar controlar os fenômenos ou as outras pessoas, e sim a si mesmo.

Manter a calma é fundamental na busca de objetivos, pois é normal encontrar desafios durante o processo. Com paciência e perseverança, torna-se mais fácil superar os obstáculos.

Dicas para manter a paciência

1. Respire

A respiração é a principal aliada para manter a calma. No momento em que você estiver prestes a perder o controle, esvazie a mente e se concentre na sua respiração, inspirando e expirando o ar lentamente.

2. Antes de fazer ou falar, pense

A palavra dita ou a atitude tomada num momento de alteração não podem ser desfeitas. Por isso, não tente resolver problemas ou tomar grandes decisões quando estiver nervoso. Acalme-se, respire e pense como aquilo pode realmente ser resolvido.

3. Não queira controlar tudo

É preciso saber diferenciar quando algo não depende de você, ou não é sua culpa. Existem questões que estão além da sua vontade ou capacidade. Identifique o que pode ser controlado por você e faça o melhor trabalho que puder naquilo. Quanto ao que você não pode dominar, deixe acontecer.

Saiba Mais
Descubra como ter mais paciência no dia a dia
Entenda quando a busca por objetivos pode virar paranoia
Controle a ansiedade com a meditação shinsokan

4. Procure relaxar

Todos os dias, reserve um tempo para fazer algo que você goste, seja ler, caminhar, conversar ou simplesmente ficar sozinho e descansar. Isso vai ajudar a esquecer os problemas e tirar do centro do seu pensamento aquilo que estiver incomodando. Quando você voltar a pensar naquilo, mais calmo, talvez encontre uma solução mais facilmente.

5. Planeje suas metas

Outra dica para conseguir ter mais paciência é organizar seus objetivos de forma clara. Assim, as chances de surgirem obstáculos são bem menores. Além disso, fica mais fácil manter a calma quando se tem claro na mente qual é o objetivo final e por que é importante passar por cada etapa, inclusive os desafios.

Você se considera paciente? Ou isso é algo que ainda precisa ser trabalhado? Deixe um comentário! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas para sua saúde emocional.

TAGS
autocontrole
perseverança
metas
manter a calma

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ