Motivação

29/04/2015 11:34 - Atualizado em 22/11/2016 05:08

Ouvir música aguça os sentidos e faz bem para a saúde

Além de melhorar a memória e aumentar a concentração, a música também estimula a prática de exercícios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabia que ouvir música pode ser muito mais que um meio de entretenimento e uma maneira de relaxar? A mistura de ritmos e melodias também traz benefícios para a saúde física e mental, ajudando no alívio de dores, na melhora da memória e até mesmo como estímulo para a prática de atividade física.

Além disso, alguns estudos comprovam que ouvir música proporciona sensação de prazer e fortalece as emoções, sendo também capaz de melhorar a produtividade no trabalho e fazer bem para a saúde do coração.

Benefícios de ouvir música

A música ativa o centro de prazer do cérebro e proporciona sensação de bem-estar. Com isso, também muda o foco e distrai quando a pessoa está com dor. A atividade fortalece a memória, pois estimula novos caminhos e conexões do cérebro, e ainda embala os exercícios físicos e os torna mais prazerosos, funcionando como estímulo e motivação.

ouvir musica

Pesquisadores da Universidade McGill, em Montreal, no Canadá, indicam que escutar música provoca no cérebro a liberação de dopamina, um neurotransmissor que serve para avaliar ou recompensar prazeres específicos. Por isso, promove sensações como prazer, motivação, relaxamento, bem-estar e outras emoções.

Os resultados dessa pesquisa também explicam por que canções têm um grande valor em todas as sociedades humanas, sendo utilizadas de forma eficaz em rituais, pelo marketing ou em filmes para induzir estados de humor. A música contribui para um fortalecimento das emoções, ao estimular noções de espera, de surpresa e de expectativa, por exemplo.

Outra pesquisa, feita pela Universidade de Miami, nos Estados Unidos, indica que ouvir música no trabalho pode melhorar a produtividade do colaborador. Em geral, as pessoas que escutam música durante as tarefas costumam terminar os afazeres mais rápido e têm ideias melhores, pois o som melhora o humor e a concentração.

Segundo outro estudo, apresentado no congresso anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Amsterdã, ouvir música faz bem para o coração. De acordo com os cardiologistas responsáveis pela pesquisa, a música ajudou na recuperação de pacientes com problemas cardíacos.

Além disso, qualquer um pode melhorar a saúde do próprio coração ouvindo música. A explicação é que, quando a pessoa escuta alguma canção que aprecia, o cérebro produz endorfina e isso estimula a circulação.

Dicas para ouvir música

Não existe uma comprovação de que algum estilo musical específico seja melhor, ou que traga mais benefícios que outro. Porém, acredita-se que melodias sem letra, como as clássicas e instrumentais, funcionem melhor para estimular a concentração enquanto a pessoa trabalha ou estuda.

A dica então é seguir o seu próprio estilo e ouvir música que lhe ajude a relaxar nas horas de lazer, a manter o foco nos momentos de concentração ou a estimular a prática de atividades físicas. Opte pelas músicas que você goste e que deixam você feliz, pois essas vão proporcionar mais prazer e bem-estar para todas as situações.

Quais são as canções que não podem faltar na sua playlist? Deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
trilha sonora
rotina
concentração
relaxamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ