Motivação

08/03/2015 04:34 - Atualizado em 04/12/2016 11:31

Otimismo ajuda a enfrentar os obstáculos da vida

Pesquisas comprovam que o otimismo e a felicidade são o segredo para uma vida mais saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O otimismo não é responsável apenas por melhorar o humor das pessoas. Os benefícios do pensamento positivo vão muito além das aparências. Ser otimista, além de proporcionar esperanças de um futuro melhor, também aumenta a autoestima, facilita os relacionamentos, movimenta a economia e faz bem à saúde.

Com algumas mudanças de atitude, até os pessimistas de carteirinha podem começar a ver a vida de um jeito mais feliz. Basta tentar.

otimismo 

A importância do otimismo

A maioria das pessoas tem uma tendência a ser otimista ao projetar o futuro. Essa dinâmica cerebral de ver os fatos de uma forma mais positiva pode garantir uma vida saudável por mais tempo. Os impactos do otimismo têm influências diretas na autoestima e na saúde, pois quem está de bem com a vida procura se cuidar e sentir-se bem.

Para comprovar isso, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, fez uma pesquisa que apontou que a felicidade e o otimismo podem ser uma ótima opção para manter uma vida saudável.

Os pesquisadores revisaram 200 estudos sobre o tema, e os resultados mostraram que o risco de ter problemas de coração, além de pressão arterial e colesterol altos, era 50% menor entre as pessoas mais otimistas, em comparação às pessimistas e tristes.

Além disso, a ciência também explica o que ocorre no cérebro durante a elaboração de pensamentos positivos. Quando se é otimista, acontece uma queda na atividade do córtex pré-frontal, região responsável por monitorar a diferença entre realidade e expectativa. Quanto mais otimista, menor a atividade nessa área, gerando um mecanismo de autoproteção.

Por isso, mesmo que a situação não seja favorável e a realidade se mostre ruim, ser otimista faz com que expectativas sejam boas mesmo assim. Essa atitude oferece benefícios não só para a saúde, pois o otimismo torna as pessoas mais corajosas, aptas a assumir riscos e, com isso, avançar.

Como manter o otimismo

Ser otimista é uma função natural e ocorre com a maioria das pessoas. Porém, em momentos ruins, o pensamento positivo pode ser uma ação difícil, ainda que muito importante para ajudar na superação dos problemas. Manter o otimismo é fundamental em situações complicadas como fim de relacionamento, morte, perda de emprego, crise financeira e doenças.

Uma ótima dica é não se lamentar por muito tempo por escolhas que não tenham dado certo. Os erros não devem ser motivo de arrependimento, mas, sim, encarados como um aprendizado. Analise o que deu errado e pense o que pode ser feito melhor na próxima vez.

Também não desista dos seus sonhos, metas e objetivos, mesmo que o caminho seja longo e nem tudo saia como planejado. Tente manter o bom humor e levar a vida de um jeito mais leve, procurando se divertir e ter um tempo para fazer o que gosta.

Uma última dica: não deixe que os pensamentos ruins de outras pessoas influenciem você. Energia negativa só atrai mais pessimismo. Cerque-se de pessoas otimistas, que encorajem você a superar os problemas.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pensamento positivo
pessoa otimista
saúde
objetivos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ