Motivação

06/01/2016 11:00 - Atualizado em 06/12/2016 07:56

Orientação vocacional: Descubra se você está no emprego certo

Insatisfação no trabalho pode ser sinal de que você quer mudar o rumo de sua carreira.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você se encontra desanimado com frequência no trabalho, sem vontade de realizar as atividades, e desmotivado com o emprego, talvez você esteja precisando buscar novos ares para a sua carreira. Sabia que a orientação vocacional pode ajudar você nessa missão? Veja abaixo a importância desse tipo de aconselhamento.

A importância da orientação vocacional

É bastante comum pessoas com mais experiência no mercado de trabalho acharem que esse tipo de orientação vocacional não serve para elas. E o motivo é quase sempre o mesmo: normalmente direcionado a pessoas mais novas, que pretendem encontrar uma profissão ou carreira a seguir, esses testes acabam sendo deixados de lado por profissionais já colocados no mercado.

No entanto, profissionais que estão descontentes e que acabaram entrando em uma carreira que não pretendiam no início de sua vida profissional também podem - e devem - contar com esse tipo de orientação. Ela pode ajudar a se recolocar em uma área que combine mais com o perfil e as características do trabalhador, ajudando a aumentar a autoestima e a motivação. Consequentemente, isso irá refletir na qualidade e na produtividade do trabalho.

Orientação vocacional

Quando buscar orientação

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, 53% dos profissionais brasileiros atuam em áreas diferentes daquelas na qual se formaram. Além disso, estatísticas apontam que cerca de 75% das pessoas gostariam de trocar de carreira.

Os motivos que levam os profissionais à insatisfação são vários. Entre eles, estão a monotonia, a rotina de trabalho desgastante, a falta de interação no ambiente de trabalho e o relacionamento com colegas, a falta de retorno financeiro compatível com as tarefas desenvolvidas, entre outros.

Mas afinal, quando buscar orientação vocacional? Detectar nem sempre é fácil, mas alguns sinais ajudam a perceber que contar com uma ajuda pode mudar os rumos de sua carreira. Entre eles, estão a insatisfação em relação à escolha profissional em que você se encontra. Esse é, provavelmente, o sinal mais claro de que é necessário buscar a mudança.

Outros motivos menos claros também podem ser considerados sinais. Tais como insegurança diante de escolhas no trabalho, necessidade constante de auxílio, sentir falta de habilidades importantes para o desenvolvimento das tarefas, desconhecer processos de inserção no mercado de trabalho e de atividades práticas da área, entre outros.

No entanto, vale lembrar que a orientação vocacional não precisa ser procurada apenas quando há a insatisfação ou o desejo de mudar completamente de carreira ou área de atuação. Esse tipo de aconselhamento também pode ser utilizado por profissionais que desejam buscar crescimento na carreira, por exemplo, já que permite o autoconhecimento, alinhamento e desenvolvimento de habilidades importantes.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a importância da orientação vocacional ao escolher ou trocar de emprego? Então aproveite para compartilhar este conteúdo e seguir curtindo as dicas de bem-estar e carreira do Vivo Mais Saudável.

TAGS
emprego
profissão
carreira
sucesso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ