Motivação

29/12/2016 10:00 - Atualizado em 22/06/2017 06:30

O que fazer para cumprir as resoluções de ano novo

Psicóloga dá dicas para você realizar as promessas de 2017

POR

Redação

  • +A
  • -A

Seja emagrecer, economizar dinheiro ou viajar mais, todo mundo, pelo menos uma vez, já estabeleceu alguma meta para cumprir durante um novo ano que se inicia. No entanto, cumprir esses objetivos, nem sempre é uma tarefa fácil. Mas será que existe uma fórmula para cumprir as resoluções de ano novo?

Como cumprir as resoluções de ano novo

Para a psicóloga Maura Albano, o hábito de criar listas de metas a serem cumpridas é algo positivo. “Em um mundo veloz como o que estamos vivemos, registrar nossos planos e metas se tornou essencial. É como se fosse um mapa que pode nortear os passos nas nossas rotas ao longo do ano”, compara.

Segundo a especialista, pesquisas na área da psicologia têm mostrado que pessoas que possuem um projeto estabelecido comprovadamente alcançam a maior parte de seus objetivos. “E escolher como será o seu ano é uma das formas de assumir a responsabilidade pelas rédeas de sua própria vida”, explica.

Mas para a especialista, antes de tudo, é preciso parar e rever quais eram as suas pretensões no ano que se encerra. “Analise se as suas resoluções foram realizadas, pelo menos parcialmente. As que não foram, caso ainda seja do seu desejo, devem ser acrescentados aos objetivos do novo ano”, indica.

Para a psicóloga, um problema que atrapalha as pessoas a realizarem suas metas é a mania que muitas têm em procurar culpados para isso. “É preciso tomar para si a responsabilidade e deixar de culpar os outros, sejam os pais, o chefe, a sociedade, o marido ou a falta de tempo. Você tem que arrumar a melhor estratégia para realizar essas metas, considerando, inclusive, qualquer coisa que possa ser um agende dificultador disso”, diz.

E para te ajudar a colocar em prática suas resoluções para 2017, confira algumas dicas:

• Um erro comum é fazer promessas muito abrangentes. É necessário dividir esse objetivo em metas menores e mais fáceis de serem cumpridas. Por exemplo: dizer apenas que deseja economizar dinheiro é algo muito vago. Estipule um valor para colocar semanalmente no cofre ou na poupança e estabeleça o gasto que será cortado para isso.

Não deixe para depois. Adiar é um dos primeiros passos para não atingir o seu objetivo. Se a sua resolução é começar a malhar, comece logo. Sempre terá um dia de preguiça ou algum compromisso, e se começar a faltar, logo terá abandonado a sua meta.

• Crie metas realistas e que possam ser cumpridas. Se você nunca praticou atividades físicas, não adianta colocar como missão malhar todos os dias, por muitas horas. Comece duas, no máximo três vezes por semana, e à medida que for pegando ritmo, aumente gradativamente.

Não confie apenas na sua memória. Crie lembretes no celular ou na agenda para não se esquecer do que deve cumprir. Isso garantirá um controle e criará um ritmo para alcançar o que almeja.

• Que tal um incentivo a mais para realizar o que deseja? Faça uma aposta com um amigo e estabeleça castigos ou recompensas para tornar tudo mais divertido.

Evite criar muitas metas para não dispersar. Faça, no máximo, três e o ideal é que cada uma seja relacionada a uma área da sua vida, como profissional, financeira e pessoal.


E você já estabeleceu suas resoluções de ano novo? Com foco e disciplina será muito mais fácil alcançar o que deseja. Boa sorte! E para saber mais sobre motivação, não deixe de acompanhar o Vivo Mais Saudável!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também