Motivação

12/12/2014 09:54 - Atualizado em 08/12/2016 02:07

O que é certo e errado no comportamento no trabalho

Adotar um mau comportamento no trabalho pode prejudicar a carreira profissional.

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Redação

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Você sabe se é inconveniente no ambiente em que trabalha? Vale a pena ficar atento: o comportamento no trabalho traz consequências à carreira profissional. Se elas serão positivas ou negativas, vai depender da sua postura. Para lhe ajudar a evitar gafes e garantir uma boa imagem entre os colegas, reunimos algumas dicas para orientá-lo a respeito do que é certo e errado.

Comportamento no trabalho

Comportamento no trabalho: Como agir

Espaço alheio

Entenda que, principalmente em um escritório, é preciso saber conviver com os colegas, porque um mau comportamento no trabalho pode influenciar de forma negativa o desempenho e produtividade dos outros. Tenha em mente a seguinte pergunta: iria gostar se fosse com você? Procure não invadir o espaço dos outros, evite interrupções desnecessárias e seja discreto em conversas pessoais.

Pontualidade

A recomendação já é batida, mas continua válida: procure ser o mais pontual possível em seus compromissos profissionais. Com isso, você passa uma imagem de responsabilidade e confiabilidade, ao mesmo tempo em que demonstra valorizar o tempo dos outros quando há uma reunião.

Hierarquia

Se há uma hierarquia na empresa em que você trabalha, entenda que ela foi criada para ser seguida. Ignorar cargos e posições não é uma atitude aconselhável. Usar a sua posição ou influência para obter vantagens pessoais também não é legal. Evite, ainda, bajular os superiores. O ideal é tratar a todos com respeito, compreendendo como o sistema funciona.

Vestimenta

A dica para não errar é simples: repare na maneira como as outras pessoas se vestem. Se a empresa exigir um perfil mais rígido e você quiser ousar, deixe as pequenas estravagâncias para a sexta-feira. De qualquer forma, evite a vulgaridade, roupas surradas e amassadas.

Telefone e impressora

O ideal é não usar o telefone e a impressora da empresa para fins pessoais. Se isso for estritamente necessário, não exagere. Em casos que possam ser mal interpretados, converse com o seu superior imediato e explique a situação.

Redes sociais

A política varia de empresa para empresa, mas, em geral, ninguém deseja que você perca o foco enquanto deveria estar trabalhando. No entanto, conferir a rede social no intervalo para o café, desde que seja por um curto período, não deve trazer problemas. Evite os excessos e tente se policiar para produzir o máximo possível, deixando as distrações de lado.

Relacionamentos

Há empresas que proíbem o namoro entre colegas, mas outras não veem problema nos relacionamentos. Às vezes, é difícil evitar que o convívio diário não evolua para um interesse afetivo. Quando isso acontece, o ideal é adotar a discrição no comportamento no trabalho, sem, no entanto, tentar esconder o relacionamento. Evite as fofocas.

Comportamento no trabalho traz consequências

É importante entender que o comportamento no trabalho pode influenciar na sua carreira profissional, pois incide diretamente sobre a sua imagem perante os colegas e chefes. Além da produtividade, a forma como você se relaciona será avaliada no momento de uma possível promoção.

Pronto para dar exemplos de bom comportamento no trabalho? Se gostou das nossas dicas de bem-estar, deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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