Motivação

07/07/2015 03:27 - Atualizado em 01/12/2016 08:13

Motivação profissional: Reconhecimento contribui para o sucesso

Fazer o que você gosta e ser valorizado são a chave para ter melhores resultados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A motivação profissional reflete diretamente na capacidade de lidar com diferentes situações no ambiente de trabalho, além de render estímulos na produção e na criatividade. Reconhecimento por parte do empregador e atuar naquilo que se gosta é essencial para atingir melhores resultados.

A psicóloga Jaqueline Figueiredo Ferreira, especialista em Psicoterapia Psicanalítica e orientadora vocacional, comenta que a motivação profissional tem a ver com um processo emocional, que envolve informação, autoconhecimento e identificação de objetivos.

motivação profissional

Motivação profissional: Trabalhe com o que gosta

A profissional explica que um jovem que concluiu o Ensino Médio e vai prestar vestibular sem ter definido a carreira que deseja seguir terá muito mais dificuldade para focar nos estudos ou organizar seu cronograma.

“No momento em o jovem é capaz de definir sua escolha profissional, ele terá maior motivação para estudar, pois seu objetivo fica mais concreto, mais real”, explica.

Para a orientadora vocacional, o primeiro passo para a motivação é a definição dos objetivos que o sujeito pretende alcançar. Traçar metas e estabelecer prioridades pode ser uma forma de automotivação, nos âmbitos profissional e pessoal.

Agora, se você atuar naquilo que gosta, você deverá estar sempre feliz? A psicóloga explica que o humor é o nosso padrão de funcionamento emocional e ele não é constante, pois num dia estamos mais animados e, em outros, aborrecidos.

Segundo Jaqueline, a motivação acompanha os movimentos e alterações do nosso humor. Uma pessoa que parece estar sempre muito motivada, sempre otimista, pode evidenciar uma dificuldade para modular os afetos.

“Saber lidar com as frustrações, tolerando aspectos positivos e negativos, pode ser uma forma de manter a motivação profissional”, adiciona.

Ambiente de trabalho motivado

No mundo do trabalho, é muito importante ser proativo, trabalhar bem em equipe e estar sempre motivado. Esses aspectos podem influenciar na produtividade. Mas, sobretudo, para manter a motivação, é fundamental fazer o que se gosta.

“A atividade deve ser prazerosa para promover uma sensação de realização e assim manter a motivação profissional. Um funcionário bem adaptado ao cargo, com condições adequadas de trabalho, é um funcionário que produzirá mais e melhor”, aponta Jaqueline.

Além disso, a valorização humana está cada vez mais em evidência e as empresas estão cada vez mais cientes que o colaborador valorizado é mais satisfeito e solícito às demandas diárias. “A motivação vem como consequência de bons e gratificantes resultados”, diz a psicóloga.

Estratégias direcionadas para o incentivo irão refletir diretamente na satisfação do trabalhador. Além de fazer o que gosta, o funcionário saberá que o que está sendo feito é importante e reconhecido.

Avaliar as aptidões do colaborador juntamente com suas expectativas sobre a experiência é fundamental para um time mais alinhado. O envolvimento entre empresa e funcionários pode ser sutil, mas trará uma série de benefícios em longo prazo.

Você consegue encontrar motivação profissional no seu campo de atuação? O que mais lhe impulsiona? Conte para nós! E aproveite para conferir as dicas de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
incentivo
carreira
recompensa
trabalho em equipe

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ