Motivação

30/04/2015 01:01 - Atualizado em 08/12/2016 06:52

Mercado de trabalho demanda profissionais qualificados

Comunicação e proatividade são alguns dos requisitos procurados pelas empresas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O que vem a sua cabeça quando você pensa em qualificação? Um bom currículo acadêmico ou experiência no mercado de trabalho? Na hora da contratação, essas duas características são levadas em conta, mas sempre dependerá da vaga que você pretende ocupar.

Em uma universidade, talvez a sua trajetória de estudos receba destaque. No entanto, em um emprego completamente técnico, o curso de capacitação pode ser ainda mais relevante. Quer ter uma oportunidade de trabalhar e ter suas habilidades reconhecidas? Veja como se inserir no mercado de trabalho.

mercado de trabalho

Como entrar no mercado de trabalho?

Ter uma faculdade e focar no networking pode ser difícil, mas não impossível. Antes de tudo, você deve dominar suas próprias habilidades. Conheça seus pontos altos e liste tudo o que sabe fazer, principalmente no que você é bom.

Você precisa ser confiante quanto ao seu trabalho, mas ter consciência de que tem muito a aprender. Sempre é possível aprimorar e tenha isso bem claro para você.

Faça sempre o melhor que puder em uma oportunidade de trabalho. As pessoas precisam notar que aquilo que você faz tem um diferencial, assim você ganha reputação.

Defina um público-alvo para sua atuação. Por exemplo, se você é designer gráfico, mostre o que gosta de desenhar, em qual tipo de desenho você é bom e em que local gostaria de prestar seus serviços. Faça-se visível no mercado de trabalho.

Uma boa rede de contatos também é imprescindível. Aproxime-se de amigos e colegas para elaborar seu networking, uma forma de conseguir indicações e oportunidades de emprego. Seja sempre solícito e responsável para garantir um bom relacionamento e, quem sabe, uma vaga na sua área. Lembre-se que você deve saber trabalhar tanto sozinho como em equipe.

O que faz de você um profissional diferente?

Todos querem ser reconhecidos, porém uma carreira bem-sucedida demanda esforço e o chamado “diferencial”. Mas o que seria isso? Na verdade, ganhar destaque no mercado de trabalho é uma tarefa relativa e depende muito do emprego que você tem. Algumas características, porém, valem para todos. Confira a lista:

Comunicação: você precisa saber se relacionar com qualquer público, pois estará diariamente lidando com situações que precisa dominar. Tanto escrevendo quanto falando, em casa ou na firma, as pessoas precisam entender a mensagem que você passa. Além disso, aja sempre com respeito não apenas com o chefe, mas com todos os colegas.

Compreensão: saiba que você pode errar e que os outros, também. Por isso, faça o possível para ajudar seus colegas. Note quando eles realmente precisam de auxílio e use suas habilidades para mostrar como é possível dar conta das demandas de trabalho.

Humildade: aprenda sempre com os outros. Reconheça seus defeitos, assuma os pontos fracos, mas nunca deixe de tentar aprender. Coopere com os outros, mas também aceite críticas que possam melhorar seu desempenho.

Proatividade: não espere que mandem você fazer algo. Não tenha medo de arriscar, se você consegue projetar bons resultados. Pense sempre antes de assumir os riscos, pois eles causam impactos. Porém, essa é uma das maneiras mais eficientes de “mostrar serviço” e ser notado no mercado de trabalho.

Tem mais alguma dica para quem quer ser um profissional de sucesso? Comente aqui! E continue ligado no Vivo Mais Saudável para ficar por dentro das nossas novidades de bem-estar.

TAGS
carreira
crescimento profissional
emprego
currículo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ