Motivação

23/10/2014 08:18 - Atualizado em 03/12/2016 05:30

Melhorar autoestima: Veja 5 dicas práticas

Descubra como melhorar autoestima adotando medidas simples e eficazes na sua rotina.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A autoestima, como o nome sugere, é a forma como a pessoa enxerga a si mesma. Uma avaliação subjetiva que cada pessoa faz de suas ações e de sua personalidade.

O problema é que muitas pessoas encaixam nessa subjetividade uma visão negativa a seu respeito, o que acaba prejudicando o desenvolvimento de uma vida saudável e feliz. Por isso, vamos descobrir agora como melhorar autoestima.

melhorar-autoestima

Por que melhorar autoestima

Essa autopercepção criada envolve crenças a respeito de suas qualidades e emoções que dominam a pessoa. Cada pessoa possui níveis e qualidades diferentes de autoestima que podem ser características permanentes da personalidade do indivíduo ou uma condição temporária, expressa no seu comportamento. E é na mudança de atitudes que se encontram as chances de melhorar autoestima.

Pessoas com autoestima baixa e frágil, por exemplo, têm grande propensão a desenvolverem quadros de depressão. Da mesma forma, pessoas com autoestima alta e frágil tendem a se sentir autossuficientes demais e viverem isolados de um círculo social. É por isso que encontrar meios de aumentar a qualidade dessa autoimagem construída é importante para um convívio saudável.

Como melhorar a autoestima

1. Seja grato

A gratidão é um sentimento libertador. Ser grato por aquilo que conseguiu é uma forma de recompensar a si mesmo pelas dificuldades que venceu até chegar onde desejava. Faça uma lista das coisas que queria e conquistou: a casa que desejou, o emprego que almejava, uma família unida e saudável, amigos fieis e por aí vai. Isso o ajuda a ter a dimensão real das suas capacidades.

2. Converse

Nem sempre é preciso procurar um psicólogo para dividir aquilo que você guarda. Compartilhar os seus sentimentos com a família e os amigos mais próximos pode lhe ajudar a encontrar caminhos que até então você não havia percebido. Divida os erros, mas principalmente as pequenas conquistas. Essa atitude ajuda a reforçar a autoconfiança e a melhorar autoestima.

3. Conheça

Não há nada mais eficaz para melhorar autoestima do que conhecer a si mesmo. Tente listar quais suas maiores qualidades e os seus principais defeitos. Dessa forma, quando alguém lhe criticar e apontar alguma falha sua, não soará como uma novidade. Você já estará consciente e acostumado a ideia daquela falha. Além disso, você ainda terá as suas qualidades já conhecidas para lhe motivar.

4. Ria

Essa é uma das maiores dicas para melhorar a sua autoimagem. Não se leve tão à sério, saiba rir de si mesmo, dos seus erros e confusões. Encarar algumas situações de forma mais leve pode evitar constrangimentos e irritações desnecessários. Muitas vezes o riso é uma ótima forma de resolver situações difíceis. Além do mais, rir é uma ótima forma de elevar sua autoconfiança.

5. Baste-se

É claro que boas companhias são sempre ótimos motivos para realizar determinadas atividades, mas elas não podem se tornar necessárias na sua vida. Você precisa saber conviver consigo mesmo de uma forma agradável.

A maior prova de que você conseguiu melhorar sua autoestima é quando os momentos em que você está sozinho não lhe parecem assustadores. Escolha alguma atividade que lhe dê prazer, como ir ao cinema, caminhar ou fazer compras e a realize sozinho, sem outras companhias. Viu? Não parece tão ruim.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
autoestima
motivação
bem-estar
qualidade de vida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ