Motivação

05/05/2015 10:43 - Atualizado em 16/11/2016 10:18

Liderança e motivação são fundamentais para qualquer equipe

Manter colaboradores trabalhando com espírito de equipe requer jogo de cintura.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Postura, seriedade e responsabilidade são características fundamentais de um líder. Mas será que isso basta? Certamente não, afinal liderança e motivação precisam andar juntas. Só existe um “porta-voz” reconhecido onde há um grupo forte e sempre em harmonia.

Enquanto a motivação impulsiona as pessoas a seguirem com o trabalho através de algum comportamento ou interesse, a liderança é responsável por delinear e direcionar esses motivos, que dão o gás ao que precisa ser feito. Quer ter uma equipe que veste a camisa? Veja como isso é possível.

Motivando o trabalho em grupo

Talvez motivar não seja tão difícil no começo, mas conseguir conciliar liderança e motivação não é uma tarefa simples. Manter a equipe engajada é fundamental para que o trabalho prospere e o escritório não seja um ambiente onde todos contam os minutos para irem embora.

lideranca e motivacao

Liderar exige conhecimento das potencialidades de cada pessoa da equipe para que as habilidades sejam administradas da melhor forma possível. Além disso, o grupo precisa trabalhar como um todo, com pontos fortes e fracos. Por mais que as tarefas não sejam as mesmas, todos devem ser tratados com igual respeito e reconhecimento.

Liderança e motivação precisam estar juntas porque é o líder que precisa coordenar a equipe. Em um grupo, as pessoas podem ser completamente diferentes na forma de pensar e trabalhar, por isso deve existir compreensão para as limitações e dificuldades alheias, mas também pulso firme quanto ao rendimento.

Identificar o que motiva cada um é o principal objetivo. Porém, o que impulsiona alguém pode não ser o que dá energia ao outro. O líder deve observar cuidadosamente a rotina de trabalho e pensar em um esquema de recompensas, mas com igualdade. O reconhecimento deve ser dado sempre por mérito, não como regalias ou preferências.

Como trabalhar com liderança e motivação?

Segundo dados de uma pesquisa feita pela empresa de consultoria 4Hunter, são três os principais empecilhos da motivação no trabalho: salário abaixo das expectativas, clima desarmônico na empresa e falta de reconhecimento pelo trabalho feito.

Foram entrevistados mais de 500 profissionais brasileiros, em várias áreas de atuação. Mais da metade deles, 55%, não se sentem satisfeitos com a sua função atual. Entre eles, 62% são homens entre 29 e 35 anos de idade que se declaram insatisfeitos.

Os gestores devem atuar com liderança e motivação para reverter as situações de dificuldade na empresa. Com a questão do salário, por exemplo, sempre devem estar abertos à negociação e resolver as dúvidas do pessoal para mostrar como andam as vendas, as metas e os objetivos alcançados.

Mostre as chances reais de uma promoção ou aumento, nunca iludindo o profissional.

Para driblar o clima pesado e garantir qualidade de vida no trabalho, descubra se as desavenças ocorrem em toda a empresa ou se são uma questão pessoal. Se o ambiente estiver carregado, identifique a origem conversando com os colegas e abrindo um diálogo.

Caso seja necessário, contrate um profissional especializado em Psicologia e Recursos Humanos. O importante é mostrar que você se preocupa com liderança e motivação, não deixando o grupo na mão.

Já o reconhecimento é uma questão bastante relativa e depende do ponto de vista de cada líder, de acordo com os resultados apresentados pelo funcionário. Seja sempre franco, mas sem rebaixar o esforço dos colegas.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
rotina
trabalho
metas
equipe

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ