Motivação

09/02/2015 02:41 - Atualizado em 05/12/2016 07:20

Internet ajuda na carreira: Conheça as redes sociais mais usadas

As redes sociais mais usadas para networking são populares entre vários públicos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A internet mudou radicalmente o comportamento social e, hoje, dita as regras na hora de você procurar um emprego ou seguir um novo rumo profissional. Nesse quesito, saiba quais são as redes sociais mais usadas pelas empresas e como utilizá-las a seu favor.

redes sociais mais usadas

Quando seu currículo chega ao departamento de Recursos Humanos, um dos critérios de seleção pode ser o resultado que o recrutador obtém depois de colocar seu nome na internet.

As redes sociais mais usadas para ajudar nessa caça de informações ainda são as mais populares: Facebook, Twitter e o Linkedin. Por meio do comportamento online, é possível ter uma ideia bem concreta de como a pessoa age no dia a dia.

Se você costuma emitir comentários ofensivos ou publicar muitas fotos em festas e consumindo bebidas alcoólicas, cuidado. Definitivamente, as empresas não procuram esse tipo de profissional para representá-las.

Redes sociais mais usadas: Facebook lidera

Redes como Facebook e Twitter servem de portifólio para suas ideias, sua personalidade e seu comportamento. Compartilhar sua vida pessoal com os amigos e família também expõe você para seus colegas de trabalho e superiores. Portanto, nesse contexto, o uso do bom senso é a primeira e mais importante dica.

Caso seja chamado para a entrevista, saiba que há uma grande chance de a pessoa que está na sua frente conhecer tudo sobre você a partir do que você publica. Se você disser que não possui vícios e postar fotos fumando, pode dar adeus à vaga. Muitas vezes o candidato é eliminado não pelo hábito, mas pela mentira que usa para escondê-lo.

O Twitter, surgido em 2006 e hoje com 288 milhões de usuários mensais, é uma das redes sociais mais usadas para a chamada "zoeira sem limites". Porém, lembre-se que esse limite existe e é ditado por você mesmo. As consequências do que é publicado podem ir de um simples pedidos de desculpas por algo dito sem pensar até processos e perda de emprego.

Redes sociais mais usadas para networking: Linkedin

O Linkedin é uma das redes sociais mais usadas para formar uma networking e estar na vitrine dos recrutadores. O foco do site é a vida profissional do indivíduo.

Fundado em 2002, o Linkedin abriga cerca de 340 milhões de usuários de mais de 200 países. Ou seja, é uma grande oportunidade de, profissionalmente, ver e ser visto.

Mentir ou exagerar nas informações é prejudicial. Deve-se mantê-las atualizadas e ter muito cuidado na escolha das pessoas que formam sua conexão. Elas também servem de referencial para o seu trabalho.

Se você trabalha na área da saúde, por exemplo, crie uma rede de contatos seguindo pessoas que possam agregar informações relavantes. Da mesma forma, seja relavante para as pessoas que lhe seguem.

Seja objetivo, elegante, sucinto e pró-ativo. Lembre-se que o Linkedin é uma das redes sociais mais usadas para compartilhar links, vídeos e informações sobre carreira e qualificação, que podem ser úteis para a sua rede de contatos. Assim, você começa a trilhar um caminho profissional de sucesso.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
redes sociais
relacionamento
emprego
networking

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ