Motivação

17/10/2015 07:17 - Atualizado em 20/08/2016 12:15

Infográfico: Como manter o foco em 5 passos

A prática do Mindfulness ajuda a direcionar a atenção para o momento.

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Redação

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Quem conhece o próprio relógio biológico consegue trabalhar com produtividade sem abrir mão da qualidade de vida. Certas tarefas demandam atenção redobrada e é preciso evitar o estresse. Se você não sabe como manter o foco, estas dicas podem lhe ajudar.

Dificuldades para manter o foco

Segundo a psicóloga Deborah Renosto, manter o foco é difícil devido à infinidade de distrações que nos rodeiam, sejam elas estímulos externos ou internos. “Esses estímulos funcionam como anzóis que, ao mordemos, nos levam para longe do nosso objetivo inicial, como náufragos num mar de divagações”, compara.

Quando somos “fisgados”, acabamos relembrando situações do passado e perdendo-nos em preocupações sobre o que vem pela frente. As emoções que as lembranças carregam podem trazer impulsos desmotivantes. “É nessa busca de não sentir o que estamos sentindo que geralmente abandonamos o nosso foco inicial”, alerta Deborah.

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Na maioria dos casos, a dificuldade em manter o foco é comum, considerando o ritmo de vida atual e a grande quantidade de informações que nos cercam durante o dia. Porém, ela pode se tornar um problema “à medida que interfira em áreas importantes de nossa vida e cause sofrimento”, explica a psicóloga.

De acordo com ela, você deve identificar o período do dia em que a concentração esteja potencializada. Para algumas pessoas é pela manhã. Em outros casos, à noite. Independentemente da hora, concentre-se e mantenha as suas necessidades básicas supridas: alimente-se bem, tenha o sono em dia e não esqueça de beber água.

Confira no infográfico outras dicas de como mantar o foco no dia a dia.

Como você procura manter o foco nas atividades diárias? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

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