Motivação

05/02/2016 01:00 - Atualizado em 03/12/2016 11:07

Individualismo pode prejudicar o trabalho

Atitude geralmente está ligada à falta de motivação para cumprir as tarefas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você prefere trabalhar isolado de seus colegas em vez de estar próximo deles? Você abomina qualquer tipo de atividade para ser realizada em grupo e acha que pode render muito mais se estiver sozinho? É melhor rever seus conceitos. O individualismo pode ser muito prejudicial, no ambiente corporativo.

Individualismo no trabalho

O clima organizacional é importante para que as pessoas se sintam confortáveis no ambiente de trabalho. Caso ele não seja favorável, os colaboradores podem se sentir desmotivados, tristes e, em alguns casos, chegar até mesmo à depressão.

Para o empregador, isso também é ruim, pois um clima desfavorável aumenta a rotatividade de funcionários na empresa. Além dos gastos com eventuais multas rescisórias, também pode aumentar a despesa com treinamento e preparação de pessoal para ocupar funções de gente que já sabia como desenvolver seu trabalho.

rapaz demonstra individualismo no trabalho

O individualismo no trabalho é, em muitos casos, resultado do afastamento e da falta de sintonia entre os colegas. E isso tem um impacto sério na empresa e na vida dos funcionários. Para a companhia, pode atrapalhar as atividades em equipe, que exigem um esforço coletivo. Para o colaborador, pode levar ao isolamento.

É importante salientar que, de modo consciente, o individualismo pode ser positivo em alguns momentos. Há ocasiões em que é necessário manter o foco e atingir metas pessoais. No entanto, essa atitude não deve atrapalhar o desenvolvimento de atividades coletivas, em que a atuação de todo o grupo ajuda no cumprimento do objetivo.

Em muitas empresas, cada pessoa faz parte de uma etapa do processo e todas devem fazer a sua parte para atingir os objetivos em comum. Ou seja, o esforço individual acaba beneficiando a todos, então um colega desmotivado já pode ser suficiente para prejudicar os resultados.

Dicas de motivação no trabalho

Para tentar lidar melhor com a vontade de assumir responsabilidades individualistas no trabalho, vale a pena tentar se motivar mais. A desilusão com o emprego pode ser um dos motivos para o isolamento. Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar, nessas horas.

Tenha um plano de carreira

Essa dica vale tanto para empregadores quanto para trabalhadores. Saber para onde se ruma na carreira abre espaço para a autoconfiança e para possibilidades de crescimento. Afinal, é preciso cumprir etapas para se chegar a um objetivo maior.

Evite entrar em competições

Um ambiente competitivo é bom para estimular os resultados, mas entrar em competições por picuinhas pequenas pode causar conflitos na equipe. Não deixe que problemas cotidianos atrapalhem a sua reputação.

Estabeleça metas particulares

Metas coletivas e estabelecidas pelos chefes são importantes, mas, se você tiver objetivos pessoais maiores, pode ficar mais motivado com os resultados que podem surgir. Cuide apenas para não ficar sobrecarregado no serviço.

E você: acha que individualismo é bom ou ruim no trabalho? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
trabalho em equipe
metas
clima organizacional
empresa

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ