Motivação

25/03/2016 02:00 - Atualizado em 07/12/2016 04:57

Horário do trabalho pode interferir na produtividade

Agendas profissionais nem sempre estão sincronizadas com nosso relógio biológico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você é daqueles que têm dificuldade de acordar cedo e ir trabalhar? Suas tardes rendem muito mais que suas manhãs? Não se culpe: o problema pode ser a sua rotina de trabalho. Uma pesquisa da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostra que a produtividade está diretamente ligada ao horário da jornada.

Segundo o professor de administração responsável pela pesquisa, Cristopher Barnes, empresas estão ignorando o fato de o sono ser um recurso estratégico e que, quando alinhado às escalas de trabalho, o desempenho com qualidade e a capacidade de inovação são maiores, pois os funcionários estão mais descansados.

O pesquisador estima que mais de 70% das pessoas acordem mais cedo do que deveriam. Entenda como as agendas profissionais nem sempre estão sincronizadas com nosso relógio biológico.

trabalhadora cansada e sem produtividade

Relógio biológico comanda a produtividade

Tudo isso tem a ver com o nosso relógio biológico, conforme explica a mestra em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Suely Resende. “Ele é bastante influenciado pelo ritmo circadiano, com base nas variações de luz, temperatura e condições climáticas entre o dia e a noite”, completa.

Assim como os humanos, outros organismos vivos também têm o seu relógio biológico, cada um com o seu ritmo. O nosso, no entanto, não é muito constante, e cada grupo de pessoas tem o seu. A média ideal para se iniciar uma jornada de trabalho sem que haja prejuízo na produtividade, segundo a ciência, é às 10h.

Na prática, não é assim que funciona. Empresas, normalmente, iniciam seus expedientes entre as 7h e as 9h. Isso, aliado à pressão por resultados e pela disponibilidade de resolver assuntos de trabalho fora do horário, causa um fenômeno conhecido como jet lag social – organismos estão sempre no fuso horário errado.

Expediente mais curto aumenta produtividade

Outro fator que colabora para o aumento da produtividade é a duração da jornada de trabalho. Diversos estudos comprovam que ter um expediente de mais horas não oferece mais resultados, muito pelo contrário.

Uma pesquisa feita em manufaturas americanas mostrou que alongar em 10% as horas de labuta comprometia em 2,4% a produtividade média dos trabalhadores. Os resultados vão ao encontro de estudos realizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo a OIT, longas jornadas estão associadas a fadiga, sonolência e desatenção, favorecendo erros e acidentes. Já uma carga horária pesada na semana também traria riscos de problemas crônicos de saúde e conflitos entre a vida pessoal e a profissional.

meditação para aumentar a produtividade

3 dicas para não perder resultados

Jornada de trabalho começando mais tarde e com menos horas por semana: esse seria o cenário ideal. No entanto, muitas empresas não adotam essas medidas de flexibilidade de horários. Como fazer, então, para manter o foco durante o expediente e não deixar cair a produtividade? Confira três dicas.

Controle seu tempo

Faça intervalos entre dez e 15 minutos para cada uma hora e meia de trabalho, e dê até meia hora para cada duas horas diretas. As atividades não devem ser exaustivas,. Quando você perceber que não consegue mais continuar, pare.

Alimente-se bem

Evite o café em excesso, beba muita água e prefira consumir frutas e alimentos ricos em fibras e em proteínas. Deixe de lado comidas pesadas e que exijam muito tempo de digestão.

Organize-se

A desordem no seu espaço de trabalho vai claramente definir seu plano durante a semana. É importante organizar e determinar prioridades ao começar o planejamento.

Gostou das dicas? Então aproveite para compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais! E não se esqueça de conferir outras novidades de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
relógio biológico
ritmo circadiano
jornada de trabalho
cansaço

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ