Motivação

27/08/2014 10:00 - Atualizado em 30/11/2016 01:07

Hábito de jantar em família traz benefícios para a saúde

Manter a tradição de jantar em família beneficia os laços de união em casa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Seu dia é corrido, cansativo e, ao chegar em casa, às vezes o que mais quer é sentar-se no sofá e comer algo pronto, em frente à televisão mesmo. Apesar de prático, tal desejo não é o ideal, especialmente quando se tem filhos. Não porque eles precisem de grandes e elaboradas refeições, mas porque  conservar o hábito de jantar em família configura-se ainda como a melhor oportunidade do dia para manter firmes os laços que conectam os habitantes de qualquer lar.

Jantar em família beneficia a todos

De acordo com psicólogos, é na hora do jantar que os pais e os filhos têm mais chances de saber de suas rotinas e compartilhar sentimentos e experiências. Há quem diga inclusive que este momento – que simboliza a união famíliar quando respeitado e seguido sistematicamente – pode evitar o envolvimento de adolescentes e adultos com drogas e álcool.

jantar-em-familia


Veja mais alguns motivos para você conservar o hábito de jantar em família:

Por que jantar em família

- Pesquisadores do Programa de Prevenção da Obesidade da Escola de Medicina de Harvard já apontaram que, entre crianças de nove a 14 anos de idade, o consumo de frutas e vegetais é ampliado ao passo que o de refrigerante e frituras é reduzido sempre que as principais refeições do dia são feitas juntas aos pais. Os mesmos investigadores indicam que as quantidades de nutrientes-chave como cálcio, ferro e fibras são igualmente aumentadas quando se opta por conservar o hábito de jantar em família.

- A hora da janta é também uma excelente oportunidade para oferecer alimentos diferentes à criança e expandir o seu gosto. Quando maior, só permita que seu filho se retire da mesa depois que ele acabar de comer, por exemplo, o brócolis ou a berinjela.

- Ao seguir com o jantar em família, tem-se maior controle das porções consumidas pelos pequenos. Em restaurantes, é possível que a criança ingira em torno de 60% a mais de calorias que em casa.

- Estudos sugerem que conservar o hábito de jantar em família é capaz de reduzir as chances de depressão e tentativas de suicídio, bem como do desenvolvimento de distúrbios alimentares. Isso porque, ao terem a oportunidade de conversar diariamente após a correria do dia com os pequenos, os pais têm mais possibilidades de identificar se há problemas com o filho.

- Suspeita-se que criança que observa os pais conversando à mesa costuma ter melhor vocabulário que a que não possui o hábito de jantar em família.

- Comer com a família pode ser um programa agradável para muitas mamães. Estudo de universidade americana já confirmou que, para algumas mulheres, o momento das refeições com o marido e os filhos é capaz de reduzir seus níveis de estresse.

- Preparar um prato gostoso para as crianças em casa todos os dias fará com que você economize uns bons reais no final do mês. Além de mais saudável, a comida caseira é mais barata e pode ajudar você a poupar algum dinheiro para outros programas em família.

E você, costuma jantar em família? Deixe seu relato!

TAGS
janta
refeições
família
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ