Motivação

29/06/2014 09:00 - Atualizado em 04/12/2016 10:48

Frustração faz parte da vida. Veja como lidar com ela

Frustração deve ser encarada como um passo na busca pelo seu objetivo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você certamente já vivenciou o sentimento de frustração. Ela ocorre quando as nossas expectativas não são atendidas. A verdade é que nós somos os grandes responsáveis pela frustração em nossas vidas, pois criamos os objetivos inalcançáveis que depois nos atormentam. Já parou para pensar nisso?

Como ocorre a frustração

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Em algum momento da vida, você com certeza já se deparou com uma situação que gerou certa frustração. Ela se desenvolve quando somos limitados e de alguma forma privados de uma satisfação que nos parecia inevitável, mesmo que muitas vezes não tenhamos razão.

As causas que resultam em frustração podem ser tanto pela ausência de bens materiais que tínhamos ambição de possuir, como também pela presença de um obstáculo exterior que nos impede de concretizar nossos ideais.

A frustração algumas vezes provém de vivências e sensações de proibição interior ocasionada por causas oriundas de conflitos da própria infância. Assim, esse sentimento acaba sendo mais intenso e, para que seja vencido, torna-se necessário um trabalho de interiorização e investigação a ser realizado com o auxílio psicológico. A partir daí, será possível determinar e tratar a raiz do problema.

A autoanálise auxilia a encontrar os motivos da nossa frustração. Aliada a uma grande capacidade de reflexão, pode ajudar a compreender melhor as razões que desencadearam esta situação. Lembre-se de que a ajuda profissional é imprescindível em casos mais profundos ou graves.

Entendendo a frustração

No dia a dia, as pequenas decepções de modo geral são facilmente contornadas. O primeiro passo é compreender que nem todos os nossos desejos podem ser satisfeitos, e assim saberemos lidar com o sentimento de frustração. É importante ter a consciência de que nem tudo na vida acontece no momento em que desejamos.

Com esta consciência, estaremos encarando as frustrações de forma mais sábia e equilibrada. Determinados objetivos nem sempre dependem unicamente de nós - de fato, na maioria das vezes, outras pessoas estão envolvidas. Isso deve ser entendido e aceito, respeitando o tempo de cada um quanto ao seu tempo de agir.

Em alguns casos, não conseguimos realizar nossos anseios porque temos medo, somos inseguros e nos falta mais autoconfiança, então ficamos limitados interiormente. Somos tomados, então, por um sentimento de incapacidade e frustração que torna a sensação de incapacidade ainda mais intensa. Por isso, estabelecer claramente as causas de nossas decepções permite-nos determinar quais delas dependem unicamente de nossas atitudes para serem debeladas.

Aprenda com a frustração

Com o passar do tempo, você vai aprender que impõe a si mesmo seus fracassos, suas derrotas e seus obstáculos. A sua frustração é decorrente de limitações ou ilusões autoimpostas. Cabe apenas a você entender todas as suas conquistas e perceber que cada vitória depende de algumas importantes derrotas que o conduzem em sua jornada de autoconhecimento e sucesso.

O fracasso é uma pedrinha no caminho. Haverá outras. E você deve levantar a cabeça a cada tropeço, e seguir caminhando. Essa é a única forma de contornar a frustração.

Gostou do texto ? Deixe seu comentário ou compartilhe sua experiência!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ