Motivação

27/06/2015 03:33 - Atualizado em 20/11/2016 09:46

Exercer a coletividade melhora o desempenho da equipe

Desenvolver a coletividade ajuda a qualificar os resultados do trabalho e estimula a motivação pessoal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

No ambiente profissional, há uma regra básica: com a coletividade, se tem melhores resultados - e isso vale tanto para o produto final de um projeto quanto para a motivação de cada um dos envolvidos. Mas nem sempre é fácil trabalhar em conjunto, aceitando a opinião oposta do outro, ou tendo que defender aquela ideia que parece ser a única possibilidade certa.

No entanto, é possível desenvolver o que é chamado de senso coletivo, e mesmo pessoas que não possuem facilidade em trabalhar em equipe podem aprender a pensar junto. Isso vai além de uma política de trabalho em uma empresa ou escola, sendo uma filosofia de vida que deve ser desenvolvida por cada um.

coletividade

A importância da coletividade

O senso de coletividade não é somente trabalhar em equipe, mas também pensar nas outras pessoas enquanto você desenvolve uma tarefa ou até mesmo exerce atividades do dia a dia. Levar em consideração que outros vão continuar uma tarefa que você começou, ou que vão utilizar um espaço depois de você, é uma atitude de pensar coletivamente.

Agir dessa forma ajuda a melhorar o convívio em grupo, estimulando o respeito e a cooperação aos interesses do colega. Por isso, esse é um fator que contribui de forma muito positiva no desempenho em equipe, seja no trabalho ou nos estudos. Como consequência, os resultados também são atingidos com mais eficiência e rapidez.

Além de melhorar o resultado do trabalho em si - com mais pessoas trabalhando juntas e em harmonia, surgem ideias melhores -, a coletividade também melhora a motivação dos colaboradores. No trabalho em equipe, as pessoas sabem que não estão sozinhas no desenvolvimento das tarefas, se sentindo mais seguras e motivadas.

Uma pesquisa feita por Gregory Walton, professor assistente de psicologia na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em coautoria com a estudante Pryianka Carr, apontou que a sensação de que uma pessoa não é a única, enfrentando um desafio, pode aumentar a motivação. O estudo foi publicado no Jornal da Psicologia Experimental.

A partir dos experimentos, foi descoberto que, mesmo trabalhando fisicamente sozinhas, mas sabendo que outros também estavam desenvolvendo a mesma atividade, as pessoas tiveram mais interesse, ficaram menos cansadas de continuar persistindo e obtiveram melhores resultados.

Como estimular a coletividade e espírito de equipe

Não é necessário um grande esforço para estimular o pensamento de coletividade nas pessoas. Com pequenos sinais e atitudes que mostram que as pessoas fazem parte de uma equipe, já é possível dar passos importantes nessa direção.

O incentivo ao trabalho em equipe deve começar durante a infância, como nas escolas. Trabalhar com atividades e esportes em grupo ajuda a estimular o senso de coletividade, o que posteriormente se reflete em todas as áreas da vida, seja social ou profissional.

Que tal seguir essas dicas de motivação para ter mais qualidade de vida? Deixe um comentário! E fique ligado nas novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
trabalho
vida profissional
carreira
trabalho em equipe

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ