Motivação

04/10/2014 09:25 - Atualizado em 02/10/2016 12:30

Esperando uma promoção no emprego? Veja 4 dicas do que não fazer

Conversar em horas inadequadas pode atrapalhar a promoção no emprego.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitas pessoas cometem erros no caminho para obter uma promoção no emprego. Se o reconhecimento nunca chega, talvez a culpa não seja só da empresa e do plano de carreira. Será que você está sabendo aproveitar as oportunidades no trabalho?

promocao-no-emprego

O que não fazer para conseguir a promoção no emprego

1. Evite conversas em horas inadequadas

Evite conversar em grupo e até mesmo se envolver em comentários sobre outros colegas. Essas conversas podem acabar gerando fofocas e desentendimentos, e isso não é saudável para o relacionamento da equipe.

Mas para conseguir uma promoção no emprego, não se distancie totalmente da interação e descontração com os colegas em momentos que são adequados para isso, como na hora do almoço. Se você não se envolver em nenhuma conversa ou brincadeira, pode ser interpretado como uma pessoa antipática ou antissocial.

Fique atento então para ter um bom relacionamento com os colegas, sempre evitando as conversinhas paralelas em momentos inoportunos.

2. Não tenha medo de perguntar ou pedir ajuda

Algumas pessoas acabam querendo fazer tudo sozinhas para mostrar competência, mas isso pode ter um lado ruim. Quando você não pergunta ou pede ajuda sobre algo e opta por procurar a solução por conta própria, pode levar ainda mais tempo para fazer determinada tarefa.

Muitas vezes é melhor e mais rápido perguntar em vez de ir atrás da informação e descobrir a maneira certa sozinha. É preciso ter autoridade para resolver alguns assuntos, mas sempre identificando os momentos certos para isso.

3. Tenha cuidado para não ser muito detalhista

Outra atitude que pode acabar com as suas chances de receber uma promoção no emprego é ser muito meticuloso. Quem busca a perfeição em cada detalhe de forma excessiva pode acabar gerando interpretações erradas. Por exemplo: em algumas situações, seu chefe pode achar que você está perdendo tempo demais para fazer cada tarefa e não é produtivo.

4. Não queira aparecer mais que os outros

Em uma tentativa de mostrar as suas intenções de crescer na empresa, você deve ter atenção para não exagerar e até se complicar com o chefe e colegas de trabalho. Tenha cuidado para não confundir as coisas e se tornar um bajulador do chefe.

Você deve se destacar pelo seu trabalho, não por outras atitudes, como ser o popular e o brincalhão da empresa. A dica é demonstrar, de forma profissional, que você está disposto a trabalhar para conseguir a tão desejada promoção no emprego.

E se a promoção no emprego não chegar?

Caso você esteja cumprindo todas as regras internas, seguindo os procedimentos propostos, entregando os projetos dentro dos prazos, buscando soluções para problemas e mantendo suas relações pessoais em absoluta ordem no ambiente de trabalho, é possível que você esteja no caminho certo para uma promoção no emprego.

Mas não esqueça que muitas empresas possuem políticas de promoção imprecisas ou até privilegiam profissionais de fora. Nessa situação, o melhor a fazer é conversar com o seu chefe e explicar a situação, de maneira racional e objetiva, sem demonstrar ressentimento e desgosto pela função atual. Ele vai entender que você busca reconhecimento e deverá explicar o que você deve fazer para atingi-lo.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
ambiente de trabalho
motivação profissional
trabalho
sucesso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ