Motivação

30/01/2015 07:27 - Atualizado em 26/10/2016 01:17

Entenda o que nos leva a sentir saudade e como lidar com ela

Sentimento de saudade tem relação com a sensação de perda de algo ou de alguém.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já tentou traduzir a palavra saudade para outros idiomas? Se tentou, certamente não encontrou tradução literal. De origem portuguesa, essa é a única língua que explica a saudade de forma objetiva. Apesar disso, é um sentimento universal e tão intenso que a maioria dos povos sequer conseguiu explicar.

Por que sentimos saudade

A saudade faz parte da natureza humana. Geralmente, está ligada a pessoas, fatos e situações vivenciadas no passado. Em algum momento da vida, ela se manifesta e isso é invariável. Mas só acontece quando você passa por alguma experiência boa o suficiente para que exista o desejo de que ela retorne.

saudade

O sentimento já foi tema de diversas obras artísticas, livros, filmes e poesias falam sobre essa sensação universal que mistura a tristeza da perda, com a alegria de saber que algo tão positivo já ocorreu em algum momento da sua vida. Ela é tão importante que ganhou um dia todo para ela: 30 de janeiro. Mas nem sempre é um sentimento positivo.

Quando alguém se lembra de momentos que viveu e que já ficaram para trás, como o carinho que recebeu de alguém ou um lugar que visitou no passado, e consegue se alegrar por já ter passado por situações tão agradáveis, o sentimento de saudade pode ser considerado positivo. Isso porque ele traz benefícios para a pessoa e ajuda a entender as mudanças da vida.

O problema é quando esse sentimento se torna perigoso para a pessoa que o sente. Muitas vezes, ao sentir saudade, as pessoas desejam que aquele momento volte e não conseguem porque as situações mudaram ou as pessoas se foram. Desejar que o passado retorne é muito negativo, pois impede uma evolução e entristece, já que o passado não volta.

Como lidar com a saudade

Não existe uma forma de impedir que a saudade chegue. Ela é inevitável. Não é porque você não quer sentir que ela deixará de existir. Mas é possível encontrar meios para que esse sentimento não seja tão depreciativo e complicado. Com algumas mudanças de atitude e de hábitos, você pode encarar os fatos passados de uma forma diferente.

O primeiro deles é conversar com as pessoas que fizeram parte dos momentos dos quais sente saudades. Muitas vezes, a mente humana elimina momentos e memórias negativos e traumáticos. É um mecanismo que o cérebro encontra para que a pessoa não sofra. Dessa forma, acabamos idealizando um passado que nunca existiu.

Há pessoas que desejam intensamente reatar uma relação que tinham no passado, acreditando que aquele companheiro era a melhor opção, por exemplo. Se na época você decidiu terminar, é porque ele não tinha todas as qualidades para fazer você feliz. O problema é que você esqueceu-se disso e guardou apenas as boas lembranças.

Outro método, bastante eficaz, encontrar novas fontes de prazer que não tenham nenhuma ligação com aquele momento específico. Vá a restaurantes que nunca foi, assista filmes que nunca viu, pratique novos esportes e conheça lugares diferentes. Isso ajudará você a construir novas memórias que, com o passar do tempo, tomarão o lugar das antigas.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sentimento
relacionamento
apego
afeto

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ