Motivação

22/09/2014 05:03 - Atualizado em 06/12/2016 11:53

Enganar é um vício? Confira dicas e aprenda como parar de mentir

Descubra como parar de mentir antes que o hábito vire doença.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Por mais simples que possa parecer, contar uma mentira pode levar a consequências sérias, tanto para quem conta quanto para as outras pessoas envolvidas. Mentir para se proteger ou para fugir de uma punição é comum, mas em alguns casos isso pode sair de controle e acabar se tornando uma doença.

Por isso é preciso entender quais são os motivos que estão por trás da mentira e assim procurar maneiras de como parar de mentir.

como-parar-de-mentir

Muitas vezes o hábito de esconder ou inventar fatos começa na infância. A criança mente para a professora na escola porque não fez o dever de casa, ou então fala para os pais que está doente e não pode ir à aula.

Quando isso se torna comum e frequente é preciso ter cuidado, pois esse hábito pode ser levado até a fase adulta – e, com isso, ter proporções e consequências ainda maiores.

Quando mentir sai do controle, a pessoa não age mais apenas para omitir algo. A atitude faz com que ela se sinta bem, mentindo na tentativa de ser alguém que não é, e assim ser aceito na sociedade. Fingir para tentar corresponder às expectativas do seu grupo de convívio. Quando chega a esse ponto, a mentira é tratada como uma doença conhecida como mentira patológica, ou então mitomania.

Como parar de mentir

O primeiro passo para saber como parar de mentir é identificar o problema. Muitas vezes a própria pessoa não se dá conta da gravidade da atitude, então é preciso ficar atento aos sinais para poder ajudá-la.

- Descubra o motivo da mentira

Entender os motivos que levam o mentiroso a inventar histórias é fundamental. Pode ser para trazer conforto para ele mesmo, ou então para induzir a opinião dos outros, e até mesmo para obter o controle de uma situação.

Ele precisa saber que, independente do motivos, seus atos trazem consequências – muitas vezes graves. Reconhecer o que faz a pessoa mentir é o caminho, pois assim é possível evitar a situação e entender como parar de mentir com mais facilidade.

- Busque apoio nos relacionamentos

Aqueles que convivem com a pessoa que mente precisam compreender a situação. Em muitos casos, a mentira é algo grave e até mesmo causa depressão. Isso acontece porque as invenções tentam suprir um transtorno e acabam afastando todos que estão ao redor do mentiroso.

Quando diagnosticado que uma pessoa sofre com a doença, o apoio dos amigos e familiares é fundamental para o seu tratamento. Ela precisa ser trazida de volta a realidade, e os contatos de afeto podem ajudar a recuperar a confiança e superar o problema.

Procure ajuda profissional

O mais indicado para tratar esse vício é procurar a ajuda de um profissional. Só um psicólogo pode identificar a gravidade do problema e indicar o que é melhor para o paciente. Existem tratamentos de terapia que ajudam a pessoa a compreender os seus sentimentos. Assim a busca por uma forma de como parar de mentir terá mais sucesso, pois a decisão deve partir da própria pessoa.

E então, gostou das nossas dicas sobre como parar de mentir? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
comportamento
psicologia
relacionamento
mentira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ