Motivação

07/06/2015 10:01 - Atualizado em 15/11/2016 10:20

Dúvidas sobre a carreira? Procure orientação profissional

Psicóloga dá dicas para a escolha da profissão e explica mais sobre o método de aconselhamento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Antes mesmo de chegar a idade adulta, os jovens já precisam lidar com a pressão de decidir “o que querem ser quando crescer”. A orientação profissional visa a auxiliar o indivíduo a encontrar a carreira que melhor combina com sua personalidade, seus objetivos e suas expectativas.

A decisão sobre em qual profissão ingressar pode ser muito natural para algumas pessoas, sendo tomada logo na juventude, baseada em hobbies, vocações e aptidões. Já para outros, decidir a carreira certa pode ser um pouco mais complicado e, algumas vezes, causa de estresse e insegurança.

A psicóloga especializada em orientação profissional Jaqueline Figueiredo Ferreira conversou com o Vivo Mais Saudável sobre o assunto e tirou algumas dúvidas sobre a escolha da profissão e a busca por aconselhamento.

orientacao profissional

A hora de escolher a profissão

“Ao nascer, o bebê já nasce com uma bagagem de desejos, expectativas e influências dos pais. Essas, juntamente com suas aptidões constitucionais, ou seja, seus talentos e potenciais, vão formar algumas tendências e preferências que, de acordo com os estímulos recebidos, formarão o perfil profissional”, comenta Jaqueline.

Se a definição é feita de forma clara e natural, segundo a especialista, isso representa que escolhas e decisões foram bem encaminhadas. No entanto, a adolescência é um momento em que várias outras questões importantes estão sendo pensadas, tais como a escolha de quem o jovem quer ser no futuro, questões sobre sexualidade, sobre valores e princípios e muito mais.

“A escolha profissional deve considerar um processo de autoconhecimento, pois somente através da avaliação de aptidões, potenciais, talentos e competências é que o jovem poderá se conhecer melhor e identificar seu perfil profissional”, explica a psicóloga.

Além dessa avaliação pessoal, é fundamental conhecer as profissões e oportunidades do mercado de trabalho. A extensa lista de cursos de graduação, aliada às mudanças e tendências no cenário mundial, são alguns dos pontos que contribuem para a indecisão na escolha.

O auxílio da orientação profissional

A orientação profissional faz um trabalho de reflexão, em que cada indivíduo pode se conhecer melhor e desenvolver a capacidade de compreender o que mais gosta ou gostaria de fazer.

“Na hora de escolher a profissão, cada um deve estabelecer os seus valores pessoais que vão determinar o plano de carreira. Para alguns, o dinheiro é fundamental e o trabalho vai proporcionar qualidade de vida, estabilidade financeira e outros prazeres”, esclarece a psicóloga.

“Para outros, é importante participar do desenvolvimento tecnológico, contribuir com a sociedade, deixar sua marca e ser reconhecido pelo que é ou pelo que faz. É a profissão que proporciona essa oportunidade”, aponta Jaqueline.

A orientação profissional deve ser acompanhada por psicólogos, pedagogos ou psicopedagogos. Com um auxílio especializado, é possível avaliar melhor seus resultados, ajudando o jovem a se conhecer melhor.

A busca pelo sucesso profissional

Segundo a psicóloga, o que determina o sucesso profissional é se a pessoa escolheu sua carreira de acordo com seus talentos. Dessa forma, ela terá mais possibilidades de ter sucesso, ganhar dinheiro e reconhecimento, pois vai amar sua profissão, será boa no que fizer, vai se dedicar e o sucesso virá como uma consequência disso.

“Não importa a idade, o que conta é a realização pessoal, se ela faz o que gosta, se se sente valorizada e satisfeita. Freud disse que amar e trabalhar são os dois pilares para que um sujeito desenvolva sua saúde mental. Daí a importância de se sentir realizado profissionalmente”, finaliza Jaqueline.

E você, já sabe que rumo dar para sua carreira? Conte para nós! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de bem-estar.

TAGS
carreira
profissão
vocação
trabalho

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ