Motivação

29/11/2014 08:11 - Atualizado em 02/12/2016 04:12

Dificuldades no ensino? Veja 5 dicas de motivação para estudar

Encontrar a motivação para estudar depende apenas de você e das metas que estabelece para a vida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A motivação é fundamental para quem precisa se dedicar aos estudos, seja em caso de uma prova importante ou um trabalho do qual sua aprovação na faculdade depende, por exemplo. Quando, por algum motivo ou uma combinação deles, perdemos a motivação para estudar, não é nada fácil recuperar a determinação necessária para retomar o foco.

Não é fácil, mas é possível. Quer saber como? Saiba que com algumas dicas simples, é possível voltar a sentir aquela vontade de se dedicar novamente aos livros e às aulas.

motivacao-para-estuda

Ter foco ajuda na motivação para estudar

Em primeiro lugar, procure lembrar sempre dos motivos que levaram você a estudar, ou seja, das escolhas que fez para seu futuro. Por exemplo, se você está interessado em uma vaga devido à remuneração e à estabilidade do cargo, escreva esses motivos em um papel e fixe-o próximo ao seu local de estudos.

Assim, toda vez que bater o desânimo, você está frente à frente com seu objetivo e pensará duas vezes antes de desistir. Ter foco no que deseja para a sua vída é uma das formas de retomar a motivação para estudar.

Também vale apostar na confiança em si mesmo. É importante acreditar que seu objetivo será alcançado por meio de seu esforço. Saiba que ser aprovado, seja em concursos, na faculdade ou mesmo em cursos, depende de muito estudo, treino e dedicação.

Como motivação para estudar, acredite no poder desse esforço e entenda que cada minutinho a mais de dedicação significa mais um passo em direção ao seu objetivo.

Imaginar a vida depois da aprovação também ajuda. Pense na sensação de dever cumprido que virá com a aprovação ou com a vaga, Você perceberá que muitas mudanças podem ocorrer na forma como você encarar os estudos.

Organizar o tempo é uma dica básica para quem busca motivação para estudar. A correta divisão entre o tempo para estudar e o tempo de lazer e descanso faz toda diferença numa rotina de estudos. Estabeleça metas e faça um planejamento do tempo de estudos baseado na sua rotina e hábitos, mas não esqueça de incluir descanso e momentos de lazer nessa agenda.

Motivação para estudar para concursos públicos

Se o foco for estudar para concursos públicos, é importante saber que o número de inscritos de um processo seletivo não é tão importante. Evite pensar na relação de candidatos por vaga durante seus estudos, pois isso pode afetar negativamente sua motivação para estudar.

Tal comportamento induz ao erro, já que, além de todos os candidatos não estarem igualmente preparados, existem as abstenções e aqueles que não estão se dedicando corretamente. Já parou para pensar que muitos deles simplesmente não irão comparecer à prova?

Muitos são os concorrentes que pagam pela inscrição e não realizam o exame pelos mais diversos motivos, como a falta de acompanhamento do edital (o candidato nem soube da data da prova) ou porque se inscreveram por impulso. Outras razões incluem não se sentir preparado e não acreditar que tem chances de aprovação.

Então, esqueça todos aqueles concorrentes que estão interessados na mesma vaga e substitua esse pensamento pela ideia de que o concurso é mais uma prova dos tempos de colégio ou faculdade. Você tem apenas que alcançar uma determinada nota para passar.

A vantagem de encarar um concurso público dessa forma é que reforça a ideia de que depende somente de você, do seu estudo e seu desempenho na prova. Dessa forma, a aprovação está mais perto do que você imagina.

Gosta das nossas dicas de motivação e bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
estudos
motivação
persistência
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ