Motivação

06/03/2015 08:21 - Atualizado em 25/11/2016 04:09

Desenvolvimento pessoal e profissional é um esforço constante

Experiência prática e motivação fazem parte do desenvolvimento pessoal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A vida é composta por experiências que permitem o desenvolvimento pessoal. Melhorando nossas potencialidades, acabamos nos tornando também profissionais mais qualificados. Por isso, buscar sempre aprimorar nossas habilidades e descobrir meios de estarmos sempre dispostos e otimistas permite mais qualidade de vida.

O simples fato de tentarmos ser mais felizes já contribui para o desenvolvimento pessoal. Segundo pesquisadores da Universidade Knox e da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, o bem-estar surge da tentativa de busca pela felicidade. Um estudo constatou que quem se concentra nisso eleva a positividade e acaba realmente melhorando o humor.

desenvolvimento pessoal

Desenvolvimento pessoal pode ser praticado

Muitos especialistas já discutiram a importância da prática para atingir a perfeição. Na Universidade de Sussex, no Reino Unido, obteve-se a confirmação. Cientistas descobriram que praticar constantemente uma atividade permite um conhecimento excepcional sobre aquilo, afetando diretamente no sucesso profissional e no desenvolvimento pessoal.

De acordo com os estudos, são as atividades cotidianas que determinam o desempenho e a evolução na profissão. Tarefas desafiadoras, tentativas com erros e acertos, participação em equipes e análise da chefia permitem uma melhor capacidade de observação e dimensionamento dos vários pontos de vista.

A pesquisa reuniu cerca de 450 profissionais de 12 áreas, incluindo Engenharia, Contabilidade e Saúde. Na conclusão, descobriu-se que existem duas formas de aquisição do saber. Primeiro, por meio de palestras, cursos, conferências e atividades específicas na qual o profissional para a fim de aprender.

Outra maneira de aprendizado é com o exercício da própria profissão: integrando uma equipe, relacionando-se com pessoas diferentes e enfrentando problemas. Foi nesse ponto que se percebeu que o desenvolvimento pessoal ocorria mais intensamente. Mesmo sem ser o objetivo primário, 70% a 90% das competências de uma pessoa vêm da prática do trabalho.

Tentativa e erro no desenvolvimento pessoal

Aprender com os erros é uma das lições mais preciosas, tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para profissional. Professores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, constataram que o erro possibilita uma ação melhor nas próximas tentativas.

Se você não enxerga os acontecimentos apenas como sucesso ou fracasso, você se torna capaz de aprender técnicas de superação dos problemas, consegue admitir os erros e passa a vê-los como oportunidade de crescimento e aprendizagem.

Cada pessoa possui uma maneira diferente de aprender, por isso cada um pode estabelecer métodos diferentes nos processos cotidianos do trabalho. Reconhecer suas formas de aprendizagem permite entender, essencialmente, quem você é e como não insistir no erro.

Sem qualificar o trabalho como melhor ou pior, foque apenas naquilo que faz você render, de acordo com seu estilo e suas táticas. Lembre-se sempre que desenvolvimento exige esforço e persistência. É nas dificuldades que realmente se testam a paciência e a motivação para seguir evoluindo como pessoa e como profissional.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
trabalho
mudança
vida pessoal
objetivos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ