Motivação

28/09/2014 04:32 - Atualizado em 02/12/2016 11:01

Descubra como parar de roer unhas em 6 dicas

Mastigar um chiclete é uma das dicas para descobrir como parar de roer unhas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Associado à ansiedade e ao nervosismo, esse comportamento é relativamente comum, principalmente entre jovens e adolescentes. O primeiro passo para quem quer abandonar o hábito compulsivo é saber como parar de roer unhas. Reunimos algumas dicas que vão lhe ajudar a deixar essa prática de lado de uma vez por todas.

como-parar-de-roer-unhas

Como parar de roer unhas

1. Identifique a causa.

Conhecer os motivos que o levam a roer a unha é essencial para descobrir como parar de roer unhas. Preste atenção às circunstâncias que desencadeiam o fato. Pode ser a ansiedade às vésperas de uma prova, o nervosismo no trânsito, o estresse em uma reunião de trabalho, etc. Apenas conhecendo a si mesmo e entendendo a própria reação será possível atuar pontualmente e reverter a situação.

2. Mantenha as unhas curtas e lixadas

Essa dica vale tanto para homens como para mulheres. Quanto mais curta e lixada for a unha, menor será a probabilidade de enganchar em algum tecido, chamando a atenção e dando início à roeção. Além disso, esse cuidado contribui com a higiene e permite um aspecto mais limpo, já que evita a presença de ainda mais micro-bactérias embaixo da unha.

3. Mastigue um chiclete

A medida não é definitiva, mas ajuda a remediar o problema. Com a boca e os maxilares ocupados, o possível nervosismo pode ser aliviado mascando o chiclete, dando uma trégua para as unhas.

4. Sente-se sobre as mãos

O ócio e o tédio também podem ser responsáveis por desencadear a roeção das unhas. Se você costuma roer as unhas no trem, no ônibus ou em aula, por exemplo, experimente sentar-se sobre as suas mãos. Isso ajuda a policiar a mente, impede o contato visual e evita que o hábito reinicie de forma inconsciente. Outra dica para quem quer saber como parar de roer unhas é manter as mãos ocupadas, seja jogando no celular ou lendo um livro.

5. Mantenha as unhas feitas

Muitos são os relatos de meninas que deixaram de roer as unhas a partir do momento em que descobriram a beleza de uma mão bem feita. Olhar para a própria mão e gostar do resultado ajuda a desestimular a roeção. Afinal, você não vai querer estragar tudo e deixar as unhas feias novamente, né?

6. Experimente as unhas postiças

As unhas postiças podem ser usadas também como uma medida paliativa. O uso não pode se tornar corriqueiro, sob o risco de estragar a estrutura da unha, mas pode servir para desviar a sua atenção por tempo suficiente para extinguir com o hábito.

Os riscos de não saber como parar de roer unhas

Ao levar as mãos constantemente à boca, você entra em contato direto com bactérias presentes no cotidiano. Maçanetas, corrimãos, canetas, dinheiro: esses são alguns dos focos de bactérias que a sua mão vai tocar durante o dia. Quem rói as unhas está mais sujeito a contrair o vírus da gripe, por exemplo.

Além disso, os danos à estrutura da unha podem ser irreversíveis. Em casos muito intensos, a matriz da unha pode ser atingida, prejudicando as células de produção da unha. Esse é um dos motivos pelos quais é muito importante aprender como parar de roer unhas.

Motivos não faltam para deixar de roer as unhas, não é mesmo? Agora que você já sabe como parar de roer unhas, pode colocar os ensinamentos em prática. Lembramos que tudo depende da sua dedicação e força de vontade. Acredite!

Gostou da matéria? Comente o que achou! Quer mais? Curta a página Vivo Mais Saudável no Facebook.

TAGS
esmalte
beleza
mãos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ