Motivação

13/12/2015 02:48 - Atualizado em 04/12/2016 11:23

Descubra como organizar o quarto pode trazer benefícios

Ambiente funcional otimiza o tempo e garante mais disposição.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Saber como organizar o quarto de maneira funcional pode trazer muitos benefícios. Além de otimizar o tempo, um ambiente devidamente estruturado contribui para mais bem-estar e tranquilidade no dia a dia.

A personal organizer Kivia Nunes, da KiOrganiza, conversou com o Vivo Mais Saudável e trouxe dicas importantes sobre como organizar espaços e desfrutar de mais qualidade de vida. Confira!

mulher sabe como organizar o quarto

Crie um modelo de como organizar o quarto

Segundo Kivia, a dica mais certeira para organizar o quarto é ter o hábito diário de desapego. "Sim, a organização é um processo contínuo. Cada item deve ter seu lugar e aquilo que não é utilizado deve ser descartado", explica a profissional.

Se você pensa que é necessário muito tempo disponível para arrumar o quarto, algo impossível numa rotina corrida, não se preocupe: essa é a realidade da grande maioria da população. "A verdade é que você nunca 'encontrará' tempo para se organizar. É preciso criar esse tempo”, afirma Kivia.

Uma dica é adotar a técnica dos cinco minutos, como descreve a personal organizer. “Coloque um cronômetro e torne a atividade divertida. Até crianças gostam de participar. Serão 35 minutos semanais ou duas horas e 30 minutos mensais de organização".

Experimente aumentar esse tempo, quando for possível. O quarto não terá mais aquelas roupas espalhadas ou objetos sem sentido em cada canto. Aos poucos, o resultado aparece.

"Cultive a persistência. Não há segredo em ser organizado, apenas faça o suficiente para manter tudo sob controle. Conseguir se livrar da desordem no quarto pode ser um grande passo para organizar a sua vida", garante Kivia.

Saiba Mais
Livro de receitas organizado facilita a vida na cozinha
Ser organizado abre caminho para o sucesso
Capriche na organização: 4 dicas para arrumar mala

Os benefícios de um espaço organizado

A especialista alerta que nem sempre arrumar significa organizar. "Alguém que coloca tudo dentro de gavetas ou empilha papéis sem critério algum não organizou o ambiente. Na verdade, somente tirou objetos da frente", explica.

As palavras de ordem são funcionalidade, lógica e praticidade. "Quando vivemos em um lugar com critérios de organização, simplificamos a vida. Deixamos de desperdiçar tempo, algo precioso nos dias de hoje."

mulher sabe como organizar o quarto, no closetAo organizar o quarto e outros ambientes da casa, você passa a ter o controle de seus pertences e esquece a saga de procurar aquele objeto perdido no fundo do armário. Para Kivia, organizar não dá trabalho. O que causa esforço desnecessário e angústia é ter uma vida bagunçada.

"Quando falamos em organização, não estamos imaginando aquele ambiente perfeito, em que tudo está impecável. É interessante imaginá-la sob outra ótica. A organização tem a ver com a decisão de cercar-se somente das coisas que amamos e usamos", esclarece a profissional.

O que não estiver nessa categoria provavelmente será descartado. Quando você tem ao redor aquilo que precisa de verdade, não vai querer nada fora do lugar. Um ambiente organizado proporciona mais tranquilidade, mais espaço para investir em seus sonhos e mais tempo para aproveitar a vida.

"Adote algumas posturas para alcançar um lar organizado. Pare de se enganar dizendo que 'se tivesse mais espaço, seria uma pessoa mais organizada'. Precisamos nos adaptar ao espaço que temos", aponta a personal organizer.

A máxima do “menos é mais” nunca fez tanto sentido. Antes de comprar qualquer produto, analise se vale o espaço que ocupará. "Nossa casa é nosso refúgio. Vamos deixá-la organizada para que tenhamos uma vida plena", reitera a profissional.

Depois de conferir os benefícios de organizar o quarto, você não tem mais desculpas para deixar a tarefa para depois, né? Conte para nós por onde você vai começar! E aproveite para continuar de olho nas dicas do Vivo Mais Saudável.

TAGS
organização
praticidade
poupar tempo
ambiente funcional

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ