Motivação

27/06/2015 09:03 - Atualizado em 01/12/2016 12:21

Definir um projeto de vida ajuda a guiar as escolhas profissionais

Para traçar metas em um projeto de vida, é preciso se conhecer e definir o que você realmente está buscando.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Seja na vida pessoal ou profissional, é preciso ter planejamento para definir objetivos e estimular a motivação para fazer as escolhas certas. Por esse motivo, construir um projeto de vida pode auxiliar na organização de planos e categorizar as prioridades a serem alcançadas, traçando um caminho mais seguro e objetivo.

Conquistar a estabilidade financeira é um ponto importante e que se reflete no estilo de vida que a pessoa leva. As escolhas profissionais devem ser feitas com calma. Só assim será possível realizar as metas traçadas para o futuro em todas as áreas.

Mas você sabe por que ter um projeto de vida e como concretizá-lo?

projeto de vida

Importância de ter projeto de vida

Todas as pessoas possuem sonhos, metas e planos que desejam realizar. Porém, muitas vezes, as escolhas são feitas de forma precipitada e sem estratégias, o que acaba afastando o objetivo maior. Isso acontece principalmente devido à falta de planejamento antes de partir para a execução.

Definir um projeto de vida, mesmo que ele mude com o passar do tempo, fortalece a motivação e a segurança na hora de tomar de decisões, aumentando as chances de seguir pelo caminho certo. Ele é um plano colocado em papel para que se possa visualizar melhor pode onde seguir, sempre com foco nos objetivos.

Para conquistar o sucesso na vida, desde o âmbito pessoal até o profissional, é importante se organizar e separar um tempo para cada atividade, não deixando de lado os momentos de lazer ou as relações afetivas por trabalhar demais, por exemplo. Além disso, todas as áreas devem estar em harmonia, pois uma interfere na outra.

Como definir e seguir seu projeto de vida

Para começar, é preciso descobrir quais são as suas motivações pessoais e, a partir daí, traçar metas para definir e executar um projeto de vida. O primeiro passo é saber exatamente os objetivos que se busca, além de ter em mente quais são os seus valores e quem você é, pois é isso que irá direcionar a vida para o lugar certo.

Se as metas traçadas não estiverem em harmonia com os valores e princípios individuais, a satisfação com o que se está fazendo e o sucesso não serão conquistados. Mesmo alcançando as metas, se elas estiverem em contradição com os desejos interiores, sempre haverá um sentimento de que algo está faltando.

Por isso, um projeto de vida deve partir do conhecimento sobre si mesmo, saber o que a vida realmente significa para você e conhecer seus valores. Sem esquecer que esses fatores também podem se modificar com o tempo, exigindo mudanças no estilo de vida que se está levando.

Além disso, é necessário traçar estratégias e definir caminhos, a fim de escolher os meios para que se consiga alcançar o que é desejado. Faça uma lista com as metas que gostaria de realizar em todas as áreas, seja familiar, profissional ou financeira, por exemplo. Defina e escreva prazos para cada objetivo, com metas menores para você possa dar um passo de cada vez.

Guarde o projeto de vida e olhe ele de vez em quando, sempre lembrando o que você está buscando, para manter a perseverança, o foco e a motivação.

Gostou das dicas de bem-estar? Deixe um comentário! E fique por dentro das novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
carreira
trabalho
motivação
vida profissional

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ