Motivação

22/12/2015 06:00 - Atualizado em 06/12/2016 08:38

Dar uma segunda chance pode ser libertador

Deixar a mágoa de lado ajuda a começar um ano mais tranquilo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Nesta época de fim de ano, é hora de colocar na ponta do lápis o que deu certo e o que precisa melhorar em 2016. Dar uma segunda chance para aquela pessoa especial, para um colega de trabalho ou, quem sabe, a si mesmo pode ser uma maneira de entrar no novo ano muito mais tranquilo e sereno.

Apesar de parecer uma decisão arriscada, algumas vezes essa é a maneira de propor um recomeço. E é justamente com esse espírito de renovação que trouxemos algumas dicas para você se desvencilhar de mágoas e rancores. Comece já um novo capítulo em sua vida!

casal dá uma segunda chance ao relacionamento

Quando a segunda chance vale a pena?

Infelizmente, não existem regras prontas. Dar uma segunda chance não é certeza de que o que não funcionou no passado vai dar certo agora. No entanto, no lugar de viver na dúvida do "e se", às vezes tentar de novo pode ser libertador.

É importante lembrar que a confiança perdida é muito mais difícil de ser reconquistada. Porém, com esforço e dedicação, é possível chegar lá.

Nos relacionamentos amorosos

Um término de namoro ou  de casamento é sempre dolorido. Porém, em alguns casos, ainda existe sentimento e, mais que isso, esperança de ficar junto. Perdoar uma traição, por exemplo, não é fácil, mas também não é impossível.

É preciso levar em conta o motivo da separação e ser honesto com o parceiro sobre o que se espera para a nova fase de convívio. É uma forma de iniciar a relação de maneira mais franca. Agora, vale lembrar que o recomeço deve ser verdadeiro. Nada de usar fatos do passado durante brigas e discussões, hein?

No espaço profissional

Você passou o ano todo tentando se dar bem com aquele colega de trabalho, mas não deu certo? Que tal pensar em novas táticas e começar o ano em bons termos com todos? No ambiente profissional, amizades não são obrigatórias. Por outro lado, ter um relacionamento saudável com seus colegas é uma forma de ampliar o espírito de equipe e ter um dia a dia mais tranquilo.

Na família

Você já deve ter ouvido que famílias são todas iguais e só mudam de endereço, não é mesmo? As relações familiares tampouco são perfeitas. Brigas e discussões podem acontecer. Sendo assim, dar uma segunda chance para aquela pessoa de quem você se distanciou pode ser uma maneira de acalmar o coração e ter um 2016 muito mais feliz.

Seja honesto, conversem e, principalmente, escute. Se cada um ceder um pouco, é possível recuperar um relacionamento importante e trazer mais união para a família.

Saiba Mais
Conheça a terapia familiar e descubra quando recorrer a ela
Perdoar é essencial para uma vida mais feliz
O que é preciso para que o novo ano seja de recomeço

Segunda chance para si mesmo

Não são só aqueles que fazem parte do nosso dia a dia que podem merecer uma segunda chance. Estamos cada vez mais rigorosos com nós mesmos e, muitas vezes, diante de desafios e obstáculos, acabamos nos desanimando e ficando frustrados.

Para o próximo ano, esteja pronto para dar uma segunda chance para você mesmo. Planeje-se, organize-se e corrija os erros do passado. Aproveite o novo momento para se preparar ainda mais para o sucesso.

Por mais clichê que soe, os seres humanos não são perfeitos. Por isso, tentar de novo é permitir-se desfrutar de novos planos e de novas vivências. Se vão dar certo, só o futuro dirá. O importante é viver o presente.

Que tal deixar toda as mágoas e os rancores em 2015 e começar o próximo ano com muita paz de espírito? Conte para nós quem merece mais uma chance na sua vida! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
recomeço
perdoar
ano novo
vida nova

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ