Motivação

31/08/2015 06:00 - Atualizado em 31/12/2016 11:14

Conheça Edlen, aos 25 anos ela explica como convive com o diabetes

Para lidar com a doença, a jovem criou uma página no Facebook para compartilhar com outras pessoas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para muitas pessoas, a Diabetes não é simplesmente aplicar insulina ou deixar o cardápio mais saudável, há um grande processo de transformações na vida do ser humano. Na vida de Edlen Lindoso não foi diferente, a jovem aprendeu a lidar com esses e outros fatores, entre eles, criou um canal de comunicação com outras pessoas. Leia a história da jovem manaura e reflita!

Como está sua saúde emocional? Faça o teste

Aos 25 anos, Edlen Lindoso age como qualquer garota da sua idade: se diverte com os amigos, namora, pratica exercícios físicos, trabalha e muito mais. Todos esses fatores importantes não eram percebidos dois anos atrás. Em 2013, a jovem foi diagnosticada com diabetes tipo 1. “Antes da confirmação, eu tinha perdido cerca de dez quilos, estava sentido muito sede e vontade de fazer xixi. Preocupada, fiz o exame em casa com o aparelho que acusou aumento na glicemia. Logo em seguida, o endocrinologista confirmou a doença”, conta a analista de marketing.

Antes um assunto totalmente desconhecido para a manaura, começou a ser base de interesse para o início do tratamento. “Minha primeira reação foi um verdadeiro choque, justamente porque não há ninguém na minha família com diabetes. Conforme o tempo, descobri que o meu caso não dependia de herança genética, e sim, porque o sistema imunológico destrói as células do pâncreas.”

Para se adaptar ao novo processo, Edlen precisou reestruturar desde a alimentação às aplicações de insulina. Para ela, o apoio da família foi o grande alicerce. “Minha mãe e meus irmãos começaram a pesquisar sobre o assunto, e isso me deu mais forças. Em casa me alimento direitinho, de três em três horas, não como nada industrializado e aplico insulina uma vez por dia”, conta ela, que não esquece do namorado Adryan. “Ele é mega disciplinado, vegetariano, a alimentação dele é muito melhor do que a minha, e pega muito no meu pé. Não tem como fugir da regra, é uma pessoa que sempre me incentiva.”

                                                                 

Eu com Diabetes

No início do ano, Edlen lançou o Eu com Diabetes, perfil nas redes sociais Facebook e Instagram com material homônimo e outras histórias de diabéticos. “Um dos grandes legados das mídias sociais é a possibilidade de compartilhar informações com outras pessoas. Muitas pessoas falam sobre a possibilidade de familiares terem a doença através do meu projeto. ‘Ah, meu pai está com esses sintomas, meu irmão passou mal’, isso é muito bacana.”

Feliz com os novos projetos, a jovem comenta nunca ter sofrido preconceito, mas já sentiu indiferença nas ruas. “O que eu mais ouço é ‘Você tem que se cuidar, meu tio passou por isso, você tem que comer fruta’, mas nem todas as frutas são saudáveis. Acho que falta um pouco de conhecimento sobre o assunto."

Após dois anos de tratamento, Edlen tem uma nova visão sobre a vida, e se considera uma pessoa bastante otimista. “Nada acontece por acaso, nós temos uma capacidade de amenizar os problemas e devemos olhar a vida pelo lado positivo. É dessa forma que ajuda no tratamento”, define.

Dicas da ADJ Diabetes Brasil

Colaboradora do Vivo Mais Saudável, a ADJ Diabetes Brasil orienta com dicas especiais para o convívio com a doença. Confira!  

- Tenha hábitos de vida saudáveis; 

- Tenha uma alimentação balanceada, incluindo todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo;

- Pratique exercícios físicos regularmente; 

- Aplique a insulina corretamente, nos horários e doses prescritos pelo médico;

- Monitore sua glicemia diariamente.

 

Gostou da história da Edlen? Deixe seu comentário. E mande sua história de superação para a gente, ela pode ser a próxima no Vivo Mais Saudável.

TAGS
diabetes
ADJ Diabetes Brasil
como lidar com a diabetes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ