Motivação

19/12/2014 03:12 - Atualizado em 09/12/2016 11:28

Confraternização de fim de ano: O que é certo e errado

Participar de uma festa de confraternização da empresa exige bom senso e profissionalismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com a chegada das festividades de fim de ano, as empresas começam a realizar festas de confraternização entre os funcionários. Trocas de presente, dinâmicas, coquetel e bebidas fazem parte da festa. E geralmente há alguém que vira chacota no dia seguinte por ter se comportado de uma maneira incomum. Mas você sabe como se portar corretamente na festa da empresa?

Como se portar na confraternização

O ambiente nesse tipo de evento costuma ser bastante descontraído. Chefes e funcionários compartilham o mesmo espaço, a mesma festa e o mesmo clima de descontração. É aí que mora o perigo. A combinação do álcool, da animação e da alegria pela chegada das férias faz com que as pessoas se sintam à vontade para fazer e dizer o que bem entenderem.

Só que não é assim que funciona. No dia seguinte, ainda tem trabalho a fazer, tem expediente para cumprir e é preciso encarar os colegas. A forma como você se porta nos momentos descontraídos, como é o caso de uma confraternização, diz muito sobre quem você é e o quanto dá atenção à sua imagem perante os demais. Isso conta muito dentro de uma empresa.

confraternizacao

Mas não ir ao evento de final de ano, apenas para evitar situações constrangedoras, não é a melhor das opções. A menos que você tenha algum compromisso inadiável, o ideal é que você esteja presente. O fato de não comparecer pode passar a impressão de que você não se importa com o local onde trabalha ou não gosta de estar cercado pelos colegas.

Vá com calma na hora do coquetel ou da refeição que será servida na confraternização. É fundamental saber segurar os talheres de maneira correta e educada, caso sejam servidos alimentos mais elaborados. Para canapés e outros salgados, a dica é pegar poucas coisas no seu prato. É preferível que você vá até o buffet várias vezes, do que colocar coisas demais no prato.

Maneire na bebida também. O álcool nossa capacidade de julgamento. É preciso estar consciente do que está fazendo, principalmente, porque esse é o momento de fazer contato com os colegas de empresa. Procure conversar com aquelas pessoas que você só conhece de longe. Mas não fale sobre o trabalho. Os problemas da empresa não são assunto para a confraternização profissional.

Que roupas usar na confraternização?

Mesmo que a festa de final de ano da empresa seja em um ambiente mais informal, existe um código de conduta que rege os trajes a serem usados nesses eventos. É preciso manter a seriedade e o respeito. Esqueça as camisas com transparência. Elas mostram muito mais do que os seus colegas de empresa devem ver. Além disso, possuem um tom sensual que não condiz com o ambiente.

Roupas curtas demais também não são as melhores para esse tipo de confraternização. Prefira comprimentos mais longos, que deixem o seu corpo completamente coberto. Decotes extravagantes devem ser evitados a todo custo. Para os homens, são as bermudas e os chinelos os vetados da lista. Prefira calças jeans e calçados fechados. Mantém a seriedade, sem perder a informalidade.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
festa
fim de ano
empresa
comportamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ