Motivação

16/01/2015 02:16 - Atualizado em 02/12/2016 09:51

Confira como seguir 13 dicas para parar de fumar

Força de vontade é essencial para seguir as dicas para parar de fumar e largar de vez o cigarro.

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Redação

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É preciso muito mais que a consciência de que o cigarro faz mal. Para quem quer parar de fumar, a vontade de deixar o vício tem que ser muito forte, mais forte do que a abstinência da nicotina se mostrará. Mas todo esse processo pode ficar menos penoso se você inserir em sua rotina algumas dicas para parar de fumar. Veja a seguir como é possível evitar o sofrimento.

Dicas para parar de fumar: Além do cigarro

O cigarro não é o único problema de quem fuma. Ao seu redor estão uma série de doenças que podem surgir, outros vícios que se aproximam e bons momentos que se perdem porque você estava “saindo para fumar”. Você já pensou em tudo o que deixa de aproveitar por causa de um simples rolinho de nicotina? Conheça algumas dicas para parar de fumar e curta mais a vida.

dicas para parar de fumar

13 dicas para parar de fumar

1. Tenha um motivo

O simples fato de saber que o cigarro faz mal não é suficiente para que você pare de fumá-lo. É preciso que você tenha um motivo forte e pessoal para fazer isso. A primeira das 13 dicas para parar de fumar é achar algo que seja muito importante para você e que não possa ser realizado enquanto o cigarro fizer parte da sua vida.

2. Procure ajuda

A maior parte das pessoas que tentam parar de fumar sozinhas acaba caindo em tentação novamente. A nicotina é uma tentação para quem fuma. Procure um médico e um psicólogo para ajudá-lo.

3. Reponha

É muito comum que o seu corpo sinta falta da nicotina nos primeiros dias. Para evitar que isso leve você a uma recaída, tenha por perto adesivos ou chicletes de nicotina, que repõem a substância no corpo de modo menos agressivo.

4. Tome medicamentos

O uso de produtos com nicotina não pode durar para sempre. Converse com seu médico e, após as duas primeiras semanas, substitua os repositores por pílulas que diminuam o efeito da abstinência.

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5. Compartilhe

Esconder das pessoas que o rodeiam que você está tentando largar o cigarro não é um bom caminho. Fale para seus amigos, familiares e colegas sobre o processo pelo qual está passando. Eles podem lhe ajudar, evitando fumar perto de você ou lhe levando para lugares onde não haja cigarros.

6. Ache outra saída

É muito comum que as pessoas continuem fumando porque a nicotina é relaxante. Portanto, um item importante da lista de dicas para parar de fumar é que você encontre outros métodos de relaxamento. Yoga, meditação ou massagens são opções.

7. Evite gatilhos

Algumas bebidas ou alimentos são como gatilhos que despertam a vontade de fumar. Uma das mais importantes dicas para parar de fumar é evitar esses produtos. Deixe o álcool de lado e troque o café por chá e água.

8. Limpe

O cigarro deixa um cheiro muito forte no fumante e nos seus objetos. Esse cheiro pode acabar causando uma recaída depois da parada. Lave todas as roupas, limpe a casa e retire qualquer vestígio de que um dia houve um fumante por ali.

9. Observe

Às vezes, existem determinadas situações e sensações que causam a vontade de fumar, como momentos de muita alegria, de profunda tristeza ou de angústia. Observe quando isso acontece para você. Assim, você estará preparado para resistir à vontade quando os momentos chegarem.

10. Gaste energia

Quando acumulamos muita energia no corpo, ficamos ansiosos. A ansiedade é um gatilho para quem fuma. É importante praticar atividades físicas, eliminar a nicotina do corpo e gastar energia.

11. Tenha foco

Não queira entrar em uma dieta radical ou realizar outra mudança enquanto estiver parando de fumar. A abstinência do vício já é difícil o suficiente. Mantenha o foco e faça uma transformação por vez.

12. Invista

Um dos grandes benefícios de abandonar o cigarro é a economia financeira que você faz. Guarde o dinheiro que você gastaria para comprar cigarro e invista em outras coisas. Ver o quanto aquele dinheiro rende é um fator motivacional para continuar longe do vício.

13. Aproveite

Mas a economia é só um dos benefícios. Parar de fumar também diminui sua pressão arterial, melhora sua capacidade cardiorespiratória e sua digestão e ainda diminui os riscos de câncer. Aproveite esses ganhos todos para curtir momentos com quem você gosta e que não eram possíveis com o cigarro.

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