Motivação

26/10/2015 09:01 - Atualizado em 01/12/2016 02:47

Como ser uma pessoa melhor em 6 passos

Com uma mudança de hábitos, é possível ficar mais feliz e de bem com a vida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitas vezes, a pressa e a correria do dia a dia nos fazem esquecer o que realmente importa e acabamos nos distanciando de nós mesmos e de nossas relações afetivas. O imediatismo deixa de lado atitudes e hábitos simples, mas que trazem o significado das vivências. Nesse caso, buscar como ser uma pessoa melhor é retomar o sentido da vida.

Ser mais bem-humorado, não ter tanta pressa e ajudar o próximo são atitudes que ajudam a definir o que é ser uma pessoa melhor. Com certeza, elas podem ajudar você a recuperar os bons sentimentos e até mesmo a tornar os problemas menores. Veja como isso é possível.

mulher sorridente que sabe como ser uma pessoa melhor

A busca pela evolução

Alguns entendem que ser uma pessoa melhor é viver mais feliz, com humildade e generosidade, sem cultivar sentimentos ou hábitos ruins, por exemplo.

Para a psicóloga Rosângela Martins, o termo traz a ideia da necessidade que o ser humano tem de evolução. “Ser uma pessoa melhor implica superar em si algumas limitações que julgue estar trazendo prejuízo a si e ao outro.”

O modo como as pessoas vivem hoje em dia, com a correria da rotina e a realização de multitarefas, acaba causando uma sobrecarga mental e emocional. “As inúmeras exigências do dia a dia levam as pessoas a uma aceleração, que tende a dessensibilização e a comportamentos mecanizados”, explica a psicóloga.

De acordo com Rosângela, essa é uma defesa natural do ser humano, que tende a retirar a carga afetiva das relações e vivências, esvaziando de significado a experiência a fim de obter uma economia de energia. Com isso, é como se a pessoa fosse empobrecendo afetivamente e se distanciando de si e do outro.

Quando se dá conta dessa condição, o indivíduo desenvolve a vontade de ser uma pessoa melhor, buscando retomar uma relação significativa e satisfatória com si mesmo e com os que estão a sua volta.

Saiba Mais
Supere a baixa autoestima e viva dias mais felizes
Perseverança é a chave para o sucesso na vida
Frustração faz parte da vida. Veja como lidar com ela

Como ser uma pessoa melhor em 6 passos

A mudança de hábitos e atitudes simples do dia a dia é o primeiro passo para ser alguém melhor e de bem com a vida.

1. Cultive boas relações

Estabelecer boas relações, nas quais haja o reconhecimento do outro e o respeito pelas diferenças, é uma das dicas da psicóloga Rosângela. Ela defende que isso deve começar desde cedo já na família, pois o equilíbrio entre gratificações e frustrações é um ensaio necessário para a vida.

2. Doe-se ao que está fazendo

Fazer-se presente naquilo que se está vivendo no momento também favorece a condição. Às vezes, é preciso desacelerar, pois são o perceber e o sentir que conectam a pessoa com o mundo, permitindo compreender, reconhecer e identificar a necessidade de qualidades que possam tornar a vida mais satisfatória.

3. Aprenda a lidar com as emoções

Saber lidar com o que se sente e canalizar as emoções negativas em algo positivo é o caminho para se tornar mais feliz. Um exemplo da psicóloga: se uma pessoa está com raiva, pode fazer um exercício físico como forma de descarga dessa tensão.

4. Seja mais compreensivo

Outra dica importante é substituir qualquer tipo de julgamento e buscar sempre um olhar compreensivo, tentando entender o outro ponto de vista e considerando novas opções.

5. Compartilhe o bem com os outros

Compartilhar com as pessoas aquilo que se tem de bom pode ser muito gratificante. Além disso, manter uma boa relação de troca com o meio em que se vive contribui para o sentimento de felicidade e bem-estar.

6. Respeite os limites

Por último, reconhecer os limites para si e para os outros também é favorável para uma boa relação com todos. Isso preserva o respeito mútuo.

Você acha que está no caminho para ser uma pessoa melhor? Deixa um comentário com sua opinião! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
emoções
frustração
generosidade
humildade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ