Motivação

19/12/2015 02:00 - Atualizado em 27/11/2016 01:51

Como se motivar em um ambiente desmotivador

Mesmo que a tendência seja ruim, é preciso fazer um bom trabalho.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Por mais que estejamos preparados para os desafios do dia a dia, quando nos deparamos com um ambiente negativo, podemos acabar atingidos pelo desânimo geral. No entanto, saber como se motivar mesmo diante de circunstâncias imperfeitas é uma forma de conseguir ir adiante.

A personal e professional coach Talita Raquel de Oliveira explica que a motivação é algo interno. "Se a pessoa não encontra, dentro de si, os motivos para continuar, deve procurar a ajuda de um profissional", alerta. Confira dicas para retomar a alegria e o bem-estar do cotidiano.

mulher feliz sabe como se motivar em frente ao computador

Como se motivar no dia a dia

Para Talita, o maior erro que alguém pode cometer é responsabilizar o ambiente ou as situações pelo seu próprio ânimo. "É dar o poder a terceiros. Infelizmente, há muitas pessoas que preferem se colocar na posição de vítima para justificar seus fracassos", explica.

Saiba Mais
Hora da virada: Saiba reconhecer os sinais para sair do emprego
Plano de carreira estimula equipes a atingir resultados
Coaching executivo pode dar aquele empurrãozinho na carreira

Segundo a profissional, escolher uma atividade que lhe agrade é o primeiro passo para se motivar. "É muito importante que a pessoa possa fazer o que gosta e o que tem talento. Não adianta estar em um trabalho em que não exerça todas as suas potencialidades", explica Talita.

Também é necessário encontrar prazer nas atividades, independentemente da complexidade. Elas podem ser as mais simples, como ajudar alguém, ter saúde ou realizar um trabalho bem-feito. "Além disso, ser útil é uma boa maneira de manter-se ativo e motivado", adiciona a coach.

A qualidade de vida é um reflexo do quanto as pessoas buscam o equilíbrio entre a vida particular e a profissional. O que todos devem evitar é encher a vida de atividades simplesmente para não pensar em si e em seus desejos e anseios.

como se motivar em equipe

A importância do trabalho em equipe

Um ambiente desmotivador pode ser causado por diversos fatores. No momento em que dividimos um espaço com os demais colegas, é importante que cada um faça a sua parte para criar um local positivo de realização as tarefas.

Talita explica que o trabalho em equipe tem muitas vantagens, mas nem todos gostam ou se sentem bem com outras pessoas, apesar de essa ser uma competência muito exigida atualmente.

"É importante lembrar que o trabalho em equipe traz crescimento profissional e pessoal a partir da troca de ideias e compartilhamentos", adiciona a especialista. Por isso, é importante estar aberto a novas opiniões e respeitar diferenças no ambiente corporativo.

Por mais que os colegas estejam desmotivados com a carreira, não é preciso seguir a mesma tendência. Caso algo não ande bem, converse com seu chefe e exponha a sua opinião. Não se deixe afundar pela negatividade dos outros.

Como você faz para se motivar em situações difíceis? Compartilhe sua experiência e ajude outros leitores do Vivo Mais Saudável!

TAGS
trabalho
equipe
propósito
objetivos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ