Motivação

25/04/2015 09:23 - Atualizado em 01/12/2016 12:44

Coaching executivo pode dar aquele empurrãozinho na carreira

Profissional inspira e ajuda outras pessoas a se sentirem realizadas no trabalho.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você está buscando subir alguns degraus na carreira? Melhorar a imagem de si mesmo como profissional? O coaching executivo pode mostrar o caminho certo para essa mudança, orientando e preparando as pessoas para que se desenvolvam em pontos específicos, como habilidades de liderança e capacidade em lidar com conflitos.

De forma geral, o coach (o orientador do processo) prepara executivos que objetivam um cargo de destaque. Porém, quem se beneficia com esse trabalho é toda a equipe, que se torna mais integrada e tem seu trabalho valorizado. Quer saber como o coaching executivo pode melhorar sua carreira? Talvez esta história possa ajudar você.

Uma jornada rumo ao topo

Relações Públicas com MBA em Negócios Internacionais, Marcela Ruas Caillet tem 34 anos e já trabalhou em empresas como Accenture e Renault do Brasil. Hoje, reside em Munique, na Alemanha.

Atualmente, ela trabalha para a seguradora Allianz, em uma posição de Recursos Humanos Internacional. Com toda a sua experiência, ela se especializou no coaching executivo para auxiliar outros profissionais a atingirem seus objetivos.

O caminho de Marcela a levou à carreira de coach, responsável por facilitar a jornada de outros executivos que precisem de um suporte e condução para conquistar novos cargos ou se desenvolverem como profissionais.

Qualquer pessoa que tenha a vontade de ser melhor na carreira pode realizar o coaching, preparando-se para um nível superior ou para redirecionar sua posição.

Com o coaching executivo, a pessoa consegue “entrar em contato consigo mesma, com suas capacidades, com suas forças”, afirma Marcela. Para a executiva, muitas pessoas ainda não acreditam em si mesmas e perdem energia ao longo do caminho, esquecendo seu valor.

O trabalho dela como coach mostra como é possível obter sucesso em qualquer caminho profissional.

Por que buscar o coaching executivo?

O trabalho de coaching executivo, muitas vezes, faz a “ficha cair”. Segundo Marcela, “é preciso clarear a visão e ajustar a vela do barco” para obter bons rendimentos e resultados no trabalho. O coach busca encontrar a verdade e a essência de cada pessoa para promover transformações e realizações aos clientes.

“Muitas vezes temos dificuldade em admitir o que queremos, mas, quando assumimos com clareza e coragem nossos objetivos, direcionamos nossos esforços e nos entregamos. Não há como dar errado”, garante a coach, que conduz o profissional ao encontro de uma maior autoconfiança em sua gestão.

Os resultados, no entanto, não acontecem da noite para o dia. É preciso empenho do coachee (pessoa que busca orientação) e disposição para se melhorar. “Coaching não é loteria, nem pílula mágica”, alerta Marcela.

Caso o profissional não esteja se sentindo satisfeito na própria carreira, o coaching pode ser uma boa forma de reavaliar potencialidades. “Encontro profissionais frustrados, com dificuldade de crescer na empresa. Quando aprofundamos a discussão, essa pessoa se mostra totalmente deslocada dos seus sonhos”, diz a coach. Nesse caso, os objetivos são reformulados.

No intuito de ajudar na missão de outros profissionais, o trabalho do coaching executivo é mostrar que “o líder é aquele que vai trazer as pessoas junto, que vai voltar para buscar o que ficou pra trás, que vai dar a mão ao que não se sente preparado”.

E você? Precisa de um coach? Comente aqui! E não esqueça que você sempre encontra novidades de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
trabalho
carreira
sonhos
qualidade de vida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ