Motivação

22/05/2015 02:04 - Atualizado em 17/09/2016 09:09

Chega de desculpas: Encontre motivação para trabalhar

Insatisfação e falta de reconhecimento causam desmotivação no trabalho. Saiba como melhorar a situação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Mais de 55% dos profissionais brasileiros não estão satisfeitos com sua função e acham difícil encontrar motivação para trabalhar. De acordo com um estudo da empresa de consultoria 4Hunter, o salário abaixo do esperado, o clima pesado na empresa e a falta de reconhecimento figuram como principais dificuldades no ambiente de trabalho.

A insatisfação está presente na vida de 62% dos homens entrevistados para a pesquisa. Para reverter essa situação e sair da cama com motivação para trabalhar, é necessário encontrar aspectos positivos na rotina e encarar o serviço como uma parte fundamental da vida. Saiba como se sentir mais motivado e fazer do dia a dia um exercício para o bem-estar.

motivacao para trabalhar

Motivação para trabalhar começa com um propósito

O que significa seu trabalho?

Você precisa saber como seu trabalho impacta na vida de outras pessoas. Muitos clientes, mesmo que você não perceba, precisam da sua ajuda para conseguir fechar negócios, dar continuidade às suas funções e mesmo mudar de vida.

Saiba onde você causa impacto e de que forma você transforma o ambiente ao seu redor. Ter motivação para trabalhar pode ser a chave para melhorar não apenas a vida do chefe, mas a sua, também. Afinal, seu emprego não existe à toa. Você é importante para que algo funcione.

Sua tarefa é fundamental

Tenha objetivos claros e bem definidos. Tudo o que você faz tem um propósito e uma direção. Quando encontrar uma razão para suas tarefas, também encontrará motivação para trabalhar. Saber que seu trabalho auxilia em projetos que ajudam os outros já deve ser, no mínimo, uma inspiração.

Se você está indo ao trabalho todos os dias pensando “o que faço aqui?”, então liste semanalmente tudo o que você conquistou. Caso esteja cheia de vitórias, mantenha-a bem visível. Porém, se você realmente não estiver realizando nada produtivo, repense sua carreira.

No que você é bom?

Fazer o mesmo serviço todos os dias pode ser desestimulante. Por isso, na medida do possível, troque as tarefas e trabalhe em atribuições diferentes. Aproveite suas diferentes habilidades para movimentar partes diferentes do seu cérebro. Assim, o trabalho fica menos entediante e você ganha uma dose extra de motivação.

Aja a seu favor e ganhe motivação para trabalhar

Peça feedback

Saber como os outros veem seu trabalho pode gerar motivação para trabalhar. Pergunte aos colegas e ao chefe como está se saindo, se estão satisfeitos com você. Além de dar um impulso motivacional, ainda é possível melhorar suas potencialidades.

O feedback ajuda você a perceber como seu trabalho afeta todos os projetos em que se envolve, além de possibilitar melhor organização e canalização das suas habilidades. Mas não seja insistente. “Como estou me saindo?” é uma pergunta para ser feita uma vez por mês.

Seja independente

Ter autonomia no trabalho é um ponto fundamental para ser visto como alguém proativo. No entanto, não abuse fazendo o que bem entende. Cumpra com o que precisa ser feito e não espere ordens naquilo que você sabe que deve realizar. Seja criativo, aja com segurança e seja ousado sem ser abusado. Os elogios podem deixar você ainda mais motivado.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E lembre-se que sempre há novidades aqui no Vivo Mais Saudável para garantir a você mais qualidade de vida.

TAGS
carreira
emprego
engajamento
profissão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ