Motivação

16/02/2015 12:27 - Atualizado em 17/10/2016 01:22

Bolsas de estudo são o empurrãozinho que falta para viajar ao exterior

Encontre um programa de bolsas de estudo fora do país e dê um upgrade na carreira.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Morar no exterior pode ser uma experiência pessoal única, além de um reforço de peso no currículo. Para quem quer vivenciar essa chance, mas precisa de um pretexto que dê estabilidade e segurança na decisão, as bolsas de estudo podem ser um incentivo na busca desse sonho.

bolsas de estudo

Bolsas de estudo: Avalie as oportunidades

Muitos países, em parceria com o governo brasileiro e a iniciativa privada, disponibilizam oportunidades de bolsas de estudo no exterior. Porém, alguns jovens dispensam a seleção por não saber o que esperar de uma vida a quilômetros de distância de casa. Para ajudar a avaliar as chances, vamos dar algumas dicas:

Conheça suas motivações

Para estudar em outro país, é necessário ter ciência de que o tempo em terra estrangeira, longe da família e dos amigos é bastante longo. O programa pode durar alguns meses ou até anos.

A mudança de vida é bastante significativa e inclui conviver com novas pessoas, numa nova cultura, aprendendendo ou exercitando outro idioma. Ir para o exterior apenas porque outros amigos foram não pode estar entre os motivos de você querer essa oportunidade.

Encontre a motivação para enfrentar todas as mudanças previstas e, se você acreditar que elas colaborarão para seu crescimento pessoal e profissional, comece a pensar com seriedade na possibilidade.

Pesquise sobre a instituição

Antes de concorrer a bolsas de estudo para morar no exterior, avalie todas as opções disponíveis. Isso inclui o momento econômico e social pelo qual passa o país de destino, assim como referências sobre a instituição de ensino na qual pretende estudar.

Se decidir morar na escola escolhida, pesquise sobre a infraestrutura oferecida aos estudantes. Entre em fóruns na internet e troque ideias com quem já esteve no local. A partir disso, forme sua própria opinião.

Como conseguir bolsas de estudo no exterior

Os critérios para a obtenção de bolsas de estudo, sejam integrais ou parciais, variam de acordo com instituição e governo que as oferecem. Alguns se baseiam na renda do candidato. Outros, pelo curso universitário que faz no Brasil e a área escolhida no exterior. Há ainda os que premiam a excelência de projetos estudantis ou o desempenho acadêmico.

Um dos continentes mais interessados nos estudantes brasileiros é a Europa. A Holanda, por exemplo, irá contemplar 76 vagas exclusivamente para estudantes do Brasil ao longo de 2015. A Nuffic, fundação ligada ao Ministério da Educação holandês, oferece oportunidades com aulas em inglês, o que facilita a comunicação.

Já a Alemanha oferece bolsas de estudo por meio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Elas são destinadas aos estudantes interessados em se especializar na língua e na cultura germânicaNesse caso, é necessário ter o domínio do idioma.

Cursos nas áreas de artes (Música, Cinema, Artes Cênicas, Dança) e de pós-graduação em desenvolvimento sustentável também são oferecidos naquele país.

Na França, há 250 instituições que oferecem bolsas de estudo para brasileiros, entre elas 74 universidades públicas. As inscrições são feitas por meio do governo francês, pela plataforma Campus France.

Caso ainda tenha dúvidas sobre qual o melhor programa a seguir, entre em contato diretamente com as instituições. Depois, é escolher o destino e boa viagem.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
estudos
experiência de vida
viagem
exterior

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ