Motivação

16/09/2015 04:46 - Atualizado em 30/10/2016 10:54

Autoavaliação: Encare os problemas de frente

Identificar aquilo que pode ser melhorado é uma forma de se manter confiante e satisfeito.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em qualquer área que seja aplicada, a autoavaliação é extremamente positiva. Identificar o caminho seguido, perceber como andam os objetivos e avaliar sua eficiência são atitudes positivas, que possibilitam que o indivíduo veja o que está bem e o que pode melhorar.

Em vez de alguém indicar problemas e soluções, a própria pessoa deve desenvolver a capacidade de olhar para si mesma com senso crítico. Ao fazer isso, ela poderá encontrar novos desafios e melhorar seus parâmetros pessoais.

mulher no espelho fazendo autoavaliação

Autoavaliação profissional

No ramo profissional, a autoavaliação pode ser decisiva para o encontro da plena satisfação. Conhecer a si mesmo é uma forma eficaz de reconhecer erros e acertos, identificar o que você tem de melhor e aquilo que merece um pouco mais de atenção.

Um chefe ou líder tem a responsabilidade de avaliar a equipe. No entanto, independentemente da posição ou do cargo que o indivíduo exerça, o profissional pode olhar para dentro de si visando ao alcance de melhores resultados.

Com uma visão mais ampla, o trabalhador tende a melhorar processos e ter suas funções realizadas de forma potencializada. Isso refletirá diretamente na sua eficiência, sendo reconhecido por si mesmo e por aqueles que o cercam.

Além disso, a autoavaliação profissional é extremamente positiva quando a pessoa está procurando a carreira certa ou, até mesmo, cogitando mudar de ramo. Identificar a sua satisfação com a escolha é fundamental para uma melhor qualidade de vida, afinal, o trabalho ocupa grande parte da rotina diária.

Saiba Mais
Inspire-se na história de quem decidiu mudar de carreira
Autoconhecimento abre caminhos para uma vida mais tranquila
Coaching pessoal desperta habilidades naturais e autoconfiança

Autoavaliação pessoal

Na vida pessoal, a autoavaliação também é muito importante. Traçar metas pessoais e avaliar o seu progresso é uma forma de acompanhar planos e projetos. Estabelecendo objetivos, o indivíduo tende a ter mais disposição e autoconfiança.

Especialmente em momentos de conflito, as pessoas tendem a se sentir mais desmotivadas. Nessas horas, em especial, avaliar-se pode agir como auxílio em uma reflexão pessoal, vendo o que pode ser mudado para lidar e melhorar a situação atual. Confira abaixo três passos para fazer isso e desfrute de mais satisfação e otimismo:

1. Identifique seus pontos fortes e fracos

Independentemente da situação enfrentada, cada pessoa deve ter consciência sobre aquilo que tem de bom e que precisa melhorar. Isso faz com que esteja mais preparada para enfrentar diferentes desafios.

2. Estabeleça sonhos e objetivos

Abrir mão de algo nem sempre é fácil, mas, quando isso é feito em função de um propósito maior, fica bem mais simples. Não se deixe levar pela rotina do dia a dia: tenha metas e continue traçando novos planos, mantendo-se motivado e satisfeito com suas conquistas.

3. Abra mão daquilo que lhe faz mal

Identifique o que está inserido na sua vida de forma negativa. Hábitos, sentimentos, pessoas ou até empregos podem estar associados ao desânimo e à negatividade. A partir desse senso crítico, veja o que pode ser mudado e eliminado, trazendo mais qualidade de vida para o seu dia a dia.

Você costuma fazer autoavaliação? Acredita que esse hábito pode trazer benefícios? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
autoconfiança
senso crítico
metas pessoais
carreira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ