Motivação

26/01/2016 05:00 - Atualizado em 31/10/2016 02:06

Aumente sua capacidade cognitiva com 4 dicas

Além do corpo, o cérebro também precisa de estímulos para se fortalecer.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A cognição é o conjunto de processos mentais, relacionados diretamente a questões como a percepção, a atenção, a memória, a imaginação, a linguagem e a compreensão. Ou seja, é a forma como o cérebro capta as informações por meio de nossos sentidos. Por isso, é necessário treinar a capacidade cognitiva para melhorá-la.

Por que treinar a capacidade cognitiva

Assim como os músculos, o cérebro também precisa ser exercitado constantemente para que, quando a pessoa atinja uma idade mais avançada, não fique com as funções motoras prejudicadas. Veja abaixo quatro dicas para melhorar sua capacidade cognitiva e coloque isso em prática já!

rapaz sorridente simboliza capacidade cognitiva

4 dicas para fortalecer o cérebro

1. Durma bem

Garantir boas horas de sono é fundamental para que seu dia renda e você se sinta melhor, mas não é só isso. Dormir o tempo necessário ajuda a melhorar sua capacidade cognitiva, já que você conseguirá se manter mais atento e capaz de realizar suas tarefas. Mas é preciso que a noite seja de qualidade. Nada de tirar apenas cochilos rápidos: é preciso um sono profundo.

2. Pratique exercícios físicos

Atividades físicas também ajudam a melhorar a cognição, além de estimular o desenvolvimento de novas células cerebrais. Fora isso, a prática de esportes individuais ou coletivos auxilia em diversas habilidades, como o raciocínio rápido e a coordenação motora. Você também pode optar por caminhadas e ir aumentando, com o tempo, o ritmo e a distância percorrida.

Saiba Mais
Motivação: Entenda como ela age no seu cérebro e use a seu favor
Pesquisas indicam que o cérebro humano melhora com a idade
Mantras ajudam a relaxar o corpo e a mente

3. Exercite também a mente

Manter a mente em funcionamento constante ajuda a melhorar a capacidade cognitiva. É preciso afiar a capacidade de raciocínio lógico e de pensamento rápido. Algumas boas dicas são jogos como palavras-cruzadas e outros desafios desse tipo. Passatempos de lógica e sudoku, por exemplo, podem ajudar. Até jogos de videogame exercitam essas habilidades.

4. Beba café

Existem diversos estudos e teorias que comprovam os inúmeros benefícios do café para a saúde das pessoas. O cérebro também pode se beneficiar dele, já que a bebida aumenta a capacidade de concentração, mesmo em atividades mecânicas. Assim, o tempo de ação e reação aumenta, o que faz com que você fique mais preparado para executar as tarefas do dia a dia.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre como melhorar a sua capacidade cognitiva? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
cognição
envelhecimento
raciocínio
coordenação motora

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ