Motivação

16/05/2015 08:17 - Atualizado em 24/11/2016 11:02

Aprenda como vencer o medo com 6 dicas

Todo mundo tem medo de algo, mas há meios para que as fobias não sejam paralisantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Solidão, assalto, sequestro, altura, barata: como vencer o medo? As fobias existem e são bastante reais. Todos passam por calafrios quando expostos a algo que seja realmente assustador.

A cura desses pavores só chega com uma terapia bem direcionada e acompanhamento médico. No entanto, se você não sente aquele medo incapacitante, algumas atitudes diárias podem ajudar você a superar esses obstáculos.

Para quem fica assustado com a violência toda vez que sai à rua, ou tem medo de ficar sozinho e perder alguém que ama, a tranquilidade deve ser praticada diariamente. O mesmo acontece para fobias de doenças ou da morte. Conheça os principais motivos pelos quais as pessoas se apavoram e descubra como vencer o medo.

como vencer o medo

Saiba como vencer o medo todos os dias

Você acorda e já começa a passar o filme de terror na sua cabeça? Pois saiba que isso não é exclusividade sua. Todo mundo tem alguma fobia e poucos sabem como vencer o medo.

De acordo com uma pesquisa do Data Folha, 65% das pessoas já saem de casa com medo de uma bala perdida, 58% receiam perder a vida no trânsito e 70% dos pais temem pela vida e pela segurança dos filhos. E agora? Como superar?

Seja racional

Todos morrem um dia, mas não precisa ficar pensando nisso, muito menos se frustrar porque você não pode garantir a segurança daqueles que ama. Nesses casos, aprenda a viver com o medo e pense que ele é inútil. Se o sofrimento for persistente e intenso, talvez seu problema deva ir para as mãos do terapeuta.

Viva o medo

Uma técnica teatral que faz você vivenciar as fobias com dramatizações pode mostrar como vencer o medo colocando ele em prática. O psicodrama pode ser aplicado para temores relacionados à violência, à perda de entes queridos ou ao próprio medo de sentir medo, por exemplo.

Desconecte-se

Rádio, televisão e jornais costumam mostrar notícias cheias de sangue e violência. Que tal não buscar esse tipo de assunto antes de sair de casa?

Combata a raiz do medo

Dessensibilização

Essa técnica consiste na exposição gradual da pessoa ao objeto que causa medo. É ideal para quem tem temores materializados, como de barata, de locais fechados ou de dirigir. Nesses casos, você ganha confiança sendo constantemente mostrado àquilo que assusta. Com o tempo, passa a se familiarizar com o objeto.

Hipnose

Para os casos de crises de pânico ou de traumas, você pode vencer o medo com a hipnose. Nessa técnica, o terapeuta acessa os recursos mentais do subconsciente para realizar o tratamento.

Pensamento reverso

Se você tem medo de ser demitido, então o melhor é pensar em como está bem preparado para o cargo. Está com medo da violência? Pense na segurança ao seu redor.

Mesmo que pareça simples e bobo, o medo pode ser combatido apenas com a afirmação contrária da fobia, pois o cérebro consegue superar sozinho a informação negativa. Se ficar difícil, um terapeuta pode ajudar.

Você já precisou superar um medo? Conte para nós! E não esqueça que o Vivo Mais Saudável sempre traz novidades para o seu bem-estar.

TAGS
fobia
pânico
superação
temores

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ