Motivação

14/11/2015 11:42 - Atualizado em 03/12/2016 02:31

Aprenda como ter disciplina e viva melhor

Manter as tarefas organizadas e dentro do prazo facilita a rotina.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A capacidade de se manter focado nas tarefas ajuda a transformar as metas em realidade. Seja no trabalho, em casa ou na academia, o segredo do sucesso está em aprender como ter disciplina e aliviar as pressões da vida.

Isso não significa seguir um esquema rígido e chato.“A disciplina é um componente importante para levar uma rotina com leveza, mantendo o equilíbrio entre trabalho, família, estudos e lazer”, explica a psicóloga Deborah Renosto.

Para a especialista, essa característica equilibra os coisas que escolhemos e as que precisamos fazer. “Sem ela, cedo ou tarde ficamos presos, dedicando energia e tempo a urgências e pendências sem poder aproveitar o melhor de nossa vida”, alerta. Confira a seguir algumas dicas para ser mais disciplinado e viver melhor.

homem trabalhando no PC sabe como ter disciplina

Os problemas da falta de disciplina

De acordo com Deborah, uma pessoa indisciplinada pode perder oportunidades de trabalho e ter baixo desempenho nos estudos, mesmo sendo alguém de talento, ou ainda acabar sem a confiança dos amigos e familiares, mesmo sendo solicita. “Ela fica com a fama de alguém de quem se gosta, mas com quem não se pode contar”, alerta.

Ter disciplina significa sair da zona de conforto atrás de um propósito, um processo que deve ter continuidade. Se você não tem clareza do objetivo e dos possíveis obstáculos para conquistá-lo, pode se sentir frustrado rapidamente. Para evitar isso, “é muito importante encontrar o que funciona para você”, lembra a psicóloga, além de encarar a realidade de que falhas acontecem.

Ao contrário do que muitos pensam, ser disciplinado não é viver de forma rígida, mas, sim, estruturar as atividades diárias e garantir o melhor desempenho no que é importante. Ser responsável nesse aspecto demonstra que você está preparado para crises e é uma pessoa centrada, que valoriza as suas funções, seja no trabalho ou na vida pessoal.

Saiba Mais
Traçar metas claras é o primeiro passo para o sucesso profissional
Respiração holotrópica ajuda na busca por autoconhecimento
Motivação: veja como estabelecer e cumprir metas até o fim do ano

Como ter disciplina no dia a dia

A facilidade para ter disciplina está relacionada às vivências e ao processo de aprendizagem ao longo dos anos. Porém, além da influência de familiares e educadores, a habilidade sempre pode ser desenvolvida. Veja as dicas da psicóloga.

Autoconhecimento

Ter autoconhecimento permite usar a sua “mente sábia”, que integra o seu lado racional, focado nos objetivos e nas tarefas, e a sua mente emocional, focada nas emoções e nos impulsos. É um equilíbrio entre fazer, ser e estar. A psicoterapia pode ser aliada nesse processo de descobrimento.

Consciência dos obstáculos

Tomar consciência dos empecilhos pelo caminho é fundamental. Uma dica é fazer uma planilha de anotações, registrando de hora em hora o que você faz no dia. Compare o tempo que leva em cada atividade, as dificuldades que aparecerem e como você lida com elas.

Depois de ter feito isso por uma ou duas semanas, reserve um tempo para observar os resultados e notar as facilidades e as dificuldades do processo. Assim, ficará mais fácil criar um plano de ação com um passo a passo para empregar as mudanças necessárias.

Compromisso

Se você já se dedicou a aumentar seu autoconhecimento e a tomar consciência dos obstáculos para criar um plano de ação, comprometa-se. Tornar a disciplina um hábito requer persistência. Coloque seu plano em prática, busque as mudanças necessárias, faça o que tem que fazer e encare cada etapa como parte do caminho para a vida que você quer ter.

Gostou das dicas? Deixe um comentário para nós! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
autoconhecimento
organização
metas
produtividade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ