Motivação

08/09/2014 09:28 - Atualizado em 02/12/2016 05:20

Aprenda como ser mais autoconfiante em 9 passos

Descobrir como ser mais autoconfiante depende de esforço e dedicação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Confiar em si mesmo é fundamental para sentir-se completo e obter sucesso em qualquer âmbito da vida: seja profissional, pessoal ou amoroso. A autoconfiança está ligada à formação, à identidade, à personalidade de cada indivíduo. Uma pessoa confiante encara desafios, o que possivelmente a torna mais próxima do êxito do que a que se paralisa diante dos problemas.

Como ser mais autoconfiante no trabalho

No trabalho, por exemplo, o profissional que demonstra depositar fé em si mesmo tende a ser mais valorizado. Psicólogos afirmam, contudo, que ninguém é 100% confiante em todos os momentos. O medo de falhar pode abalar a crença em si mesmo. A situação é mais comum do que se imagina. Assim, alertam que existem técnicas que podem ajudar desenvolver a capacidade de como ser mais autoconfiante.

como-ser-mais-autoconfiante

Como ser mais autoconfiante no dia a dia

Confira o passo a passo:

1 - Faça uma autoanálise

Anote seus pontos fortes e os a serem melhorados. Para os aspectos que ainda não são tidos como ideais, pense em soluções práticas. Lembre-se de que habilidades podem ser adquiridas - é apenas uma questão de tempo.

2 - Exercite-se

Faça atividade física durante 20 minutos todos os dias. Um bom condicionamento físico certamente surte efeitos psicológicos. Não é preciso ser um atleta profissional, mas pequenas caminhas diárias, por exemplo, podem ajudar a ampliar seus níveis de satisfação consigo mesmo. Ser mais autoconfiante pode depender, em parte, da forma como você se apresenta diante dos outros. A prática de atividades pode auxiliá-lo a ter uma vida mais saudável, além de combater aparência abatida, dentro outros benefícios.

3 - Arrisque-se mais

Saia de sua zona de conforto. Sempre que puder, viaje para locais longe de sua casa, de seu estado ou até de seu país. Gerenciar satisfatoriamente suas férias terá relação com o fato de como ser mais confiante. A confiança, aliás, é fruto de experiências. Portanto, explore suas possibilidades.

4 - Socialize

A timidez e o isolamento minam qualquer possibilidade de ser mais confiante. Você não precisa se expor em demasia, mas encontros com amigos e a presença em almoços na empresa devem melhorar a sua imagem e possivelmente deixá-lo gradualmente mais à vontade em público.

5 - Acalme-se

Baixa autoestima e confiança abalada podem gerar ansiedade. Respire fundo e busque ao máximo relaxar. Tensão só piora as coisas. Ouça música, corra, medite. Recorde-se que errar faz parte da vida de todos os seres humanos. Esforce-se e deixe que as coisas aconteçam.

6 - Faça atividades interessantes

Vá ao parque, ao teatro, ao cinema, conheça um novo restaurante. Comente suas saídas com amigos. O descobrimento de como ser mais confiante tem certa relação com desempenhar uma atividade que se goste.

7 - Pare de se enxergar como vítima

Culpar os outros pela baixa confiança em si mesmo não muda seu quadro. Assuma sua culpa e tome as rédeas da vida.

8 - Seja positivo

Acreditar que as coisas vão dar certo quando se empenha algum esforço para isso é mais produtivo do que imaginar que não vingarão. A pessoa que se descreve como feliz em geral descobre como ser mais autoconfiante.

9 - Não desista

Ao buscar qual dica de como ser mais autoconfiante funciona com você, não desista. Dificuldades existem, mas não devem interromper seu empenho para que consiga algo. Persistir é a chave do sucesso para pessoas autoconfiantes.

E aí, curtiu nossas dicas? Então dê uma passadinha na nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
autoconfiança
dicas
autoestima

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ