Motivação

14/10/2014 10:47 - Atualizado em 08/11/2016 05:47

Aprenda como pedir aumento no emprego em 5 dicas

Saber como pedir aumento pode ser o próximo passo rumo ao sucesso profissional.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O tempo passa, as funções se acumulam e você assume mais responsabilidades, mas o salário continua o mesmo. Quem está no mercado de trabalho há mais tempo certamente já passou por uma situação parecida. Apesar de ser um hábito comum nas empresas, muitos funcionários ainda não sabem como pedir aumento de uma forma madura e consciente.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para você aumentar suas chances de sucesso na negociação e conquistar o tão sonhado dinheirinho extra.

como-pedir-aumento

Como pedir aumento de salário

1. Entenda o plano de carreira da empresa

Antes de se preparar para saber como pedir aumento, é importante avaliar com critérios específicos o plano de carreira da corporação (se existir). Geralmente, grandes empresas preveem o crescimento dos funcionários e o planejam com antecipação, assim, o colaborador já sabe o que precisa fazer para ser promovido e quanto tempo é necessário para incorporar as habilidades relacionadas ao próximo cargo. Compreender esse mecanismo é o primeiro passo para a promoção, pois concede ao empregado a oportunidade de usar o plano de carreira a seu favor, apontando distorções ou incongruências.

2. Solicite uma reunião formal

Muitas vezes, o tema é delicado e, por isso, exige atenção. Abordar o assunto durante uma reunião destinada a outros fins ou na pausa para o café não soa bem e diminui consideravelmente as chances de sucesso na empreitada. Também não é de bom tom tratar da questão em momentos decisivos para a empresa, que demandem muita atenção dos seus superiores. Procure abordar seu chefe pessoalmente e diga que gostaria de conversar a respeito da sua situação na empresa. Não é preciso antecipar que o tema do encontro será o salário.

3. Estude os números e prepare-se com antecedência

É fundamental que, no momento da conversa com o seu superior, você esteja plenamente preparado para rebater possíveis argumentos. Entenda a questão como algo objetivo, concentrando-se nos resultados para expor sua proposta. Procure avaliar o que você produziu para a empresa, demonstrando que está superando metas e tem contribuído além do que é exigido para o seu cargo. O desempenho acima do esperado é a única maneira de convencer um gestor a conceder um aumento.

4. Esqueça os motivos pessoais

Se um parente adoeceu, a família cresceu ou você assumiu a prestação de um carro, isso não lhe dá razões suficientes para solicitar um aumento de salário. A empresa, lamentamos informar, não tem nada a ver com seus problemas pessoais.

5. Evite blefes

Ter uma proposta de outra empresa é uma alternativa válida para solicitar um aumento de salário, até porque, em caso negativo, pode ser mais vantajoso trocar de empresa. Utilizar blefes, no entanto, mentindo a respeito de propostas, pode ser uma técnica muito perigosa. Entenda que essa atitude pode colocar seu atual emprego em risco.

como-pedir-aumento

A importância de saber como pedir aumento

Entender como pedir aumento, compreendendo as técnicas e sutilezas que permeiam a negociação, é fundamental para ter sucesso e não “se queimar” com o chefe. Tenha sempre em mente questões objetivas para argumentar e considere uma proposta dentro do padrão - valores entre dez e vinte por cento costumam ser bem aceitos pelos superiores.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sucesso
carreira
profissão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ