Motivação

12/11/2014 07:01 - Atualizado em 10/11/2016 06:38

Aprenda a manter o pique em 3 dicas

É comum perder o pique em uma rotina atribulada em casa e no trabalho.

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Redação

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O expediente de segunda-feira começa, e você já está pensando no happy hour de sexta ou no descanso do fim da tarde. É como se o final de semana sequer tivesse existido, certo? A má notícia é que você não pode diminuir os seus compromisso. Mas a boa nova é de que você pode encontrar maneiras de enfrentar a semana de trabalho sem perder o pique e ainda curtir o final de semana a todo o vapor.

pique

Por que perdemos o pique

É comum que com o passar dos anos as responsabilidades aumentem. Se em um ano apenas estudávamos, no seguinte começamos a trabalhar, em algum tempo precisamos cuidar de uma casa, até que formamos uma família. Sem esquecer de cuidar de nós mesmos no meio disso tudo. O problema é que nem sempre estamos preparados para assumir tantos compromissos.

Mas cada compromisso parte de uma escolha nossa, e a forma como levaremos essas responsabilidades também é decisão pessoal. O preparo psicológico é fator essencial para que não percamos o pique no meio da rotina agitada. Começar a semana como se ela fosse um fardo que você deve carregar não lhe ajudará a chegar mais feliz até a sexta-feira.

Além disso, quando não conseguimos manter o pique, pelo menos nos primeiros dias, é sinal de que há algo errado. Talvez você não esteja feliz em seu emprego. Ou sua família exija de você mais do que é capaz de dar. Quem sabe as preocupações com os filhos ou com as contas estão sugando suas energias? Provavelmente, é hora de repensar em cada detalhe que compõe sua rotina.

Dicas para manter o pique

O importante é saber que se você mudar um pouco seus hábitos e adotar uma rotina mais leve e motivante, é possível descobrir um pique que você jamais imaginou que tinha. Saiba como.

pique1 - Durma bem

Entenda que o sono de cada pessoa possui um mecanismo diferente de funcionamento. Você não precisa dormir 8 horas por noite só porque alguns especialistas dizem isso.

Encontre o tempo ideal para o seu sono e faça o melhor proveito possível dele. Dormir profundamente em um período de 6 horas e tirar um cochilo de 30 minutos no início ou meio da tarde é uma boa saída.

2 - Ouça música

Monte uma playlist com músicas que lhe motivem e façam você ter vontade de produzir. A música tem o poder de remeter as pessoas a momentos e lembranças que dão prazer a elas e por isso os sons são grandes aliados na rotina de trabalho.

Não escute em um volume muito alto, para ouvir quando os colegas falarem com você, mas mantenha suas músicas favoritas sempre à disposição.

3 - Faça mais pausas

Trabalhar 5 horas seguidas em uma mesma posição, além de não fazer bem para a sua coluna e as articulações, ainda dá muito mais cansaço. Levante a cada hora, alongue o corpo, beba uma água, caminhe no escritório. Se tiver uma área aberta, vá até lá e respire um ar mais puro da rua. Pausar a frequência de trabalho vai deixar você relaxado e pronto para recomeçar com mais energia.

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