Motivação

06/09/2014 04:00 - Atualizado em 22/11/2016 08:22

Aprenda 6 maneiras de motivar o trabalho em equipe

Confiar no colega e saber ouvir são requisitos para o trabalho em equipe.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O trabalho em equipe é uma coisa essencial em todos os aspectos da nossa vida. Seja no trabalho, na escola ou em casa, saber conviver com os outros e trabalhar juntos por um mesmo ideal é importantíssimo para que tudo funcione bem.

trabalho-em-equipe

Como mãe, professora ou chefe de empresa, você precisa aprender a estimular as outras pessoas para que também queiram realizar o trabalho em equipe.

Então veja algumas dicas para obter melhores resultados:

6 dicas para o trabalho em equipe

1 - Defina os objetivos

Tanto no trabalho, escola ou em casa, é importante que você apresente os objetivos de realizar determinada função. Por exemplo, na escola, explique porque o aluno precisa aprender aquele conteúdo. Isso da mais motivação para as pessoas exercerem as suas obrigações. E se cada um fizer a sua parte, o trabalho em equipe acaba funcionando.

2 - Competitividade positiva e equilibrada

Um pouco de competitividade é até saudável em um grupo, mas nada pode ser exagerado. Quando a competição sai do controle, as pessoas acabam brigando entre si, o que destrói o trabalho em equipe.

3 - Ofereça recompensas

Quando as pessoas sabem que se realizarem as suas obrigações terão algum tipo de recompensa, acabam se motivando mais para fazê-las. Oferecer recompensas para o grupo é uma forma de fazer todos trabalharem juntos em um mesmo objetivo.

4 - Encorajar a reflexão

Para que o trabalho em equipe funcione, é necessário que cada um aprenda a ceder um pouco e seja tolerante com as necessidades do outro. É aí que entra um aspecto importante: encorajar que os membros da equipe saibam refletir.

Se cada um fizer uma autocrítica sobre onde está errando e acertando, os membros da equipe vão melhorar em seus pontos fracos, formando assim, um grupo mais forte.

5 - Seja motivado

Para motivar os outros é preciso que exista essa motivação dentro de você. Converse com o grupo, faça acontecer mais interações entre os membros da equipe, para que haja troca de experiências e assim, o grupo ficar mais unido e motivado.

6 - Determine metas altas, mas alcançáveis

É importante que as pessoas se sintam desafiadas para que assim, consigam ir mais longe. Em um grupo também funciona dessa forma. Se metas altas forem dadas à equipe, todos terão que dar tudo de si para realizar juntos alguma determinada função.

Mas cuidado: metas altas não significam metas impossíveis. Pois nesse caso, você pode acabar frustrando o grupo, o que será extremamente negativo para o trabalho em equipe.

Trabalho em equipe começa na infância

É muito importante que os pais e professores estabeleçam limites. Mas se a criança tiver alguma liberdade e controle sobre a sua rotina, isso vai lhe proporcionar responsabilidades. Além disso, você vai mostrar que confia nela, o que pode estabelecer autoconfiança para a criança e melhorar a sua autoestima. Consequentemente, uma pessoa que acredita mais em si mesma acaba trabalhando melhor em equipe.

Gostou das nossas dicas? Faça o seu comentário! Quer mais? Curta a página Vivo Mais Saudável no Facebook. 

TAGS
motivação
trabalho
sucesso
profissão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ