Motivação

27/11/2014 04:17 - Atualizado em 05/12/2016 05:23

Acordar tarde pode comprometer desempenho no trabalho

Com definição de horários e rotina, é possível dormir melhor e parar de acordar tarde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

“Eu vou ficar só mais cinco minutinhos”. Essa frase é um clássico das pessoas habituadas a acordar tarde, principalmente quando elas precisam sair da cama mais cedo do que o comum. E mesmo que aquela preguicinha seja gostosa, ela pode ser muito prejudicial para sua vida profissional. É que o mundo dos negócios funciona em um horário estabelecido: ou você se adapta, ou está fora.

Como parar de acordar tarde

Horários constantes

O corpo humano funciona como um relógio, mesmo que ele não seja exato. O ciclo de energia que temos é chamado de circadiano, pois dura cerca de um dia. O corpo programa suas funções, para que ocorram durante as 24h de duração do dia. Dormir e acordar sempre em um mesmo horário ajuda a regular a organização do cronograma que o sistema corporal monta.

acordar-tarde

Muita luz

Um dos muitos reguladores do ciclo circadiano é a luz. O corpo diminui suas funções e energia quando há menos luz. Uma das ideias para parar de acordar tarde é, assim que o despertador tocar, abrir a janela do cômodo em que você está. A entrada de luz solar avisará ao corpo que é hora de iniciar o dia e que ele precisa começar a funcionar mais intensamente.

Relaxamento

Relaxe antes de dormir. Muitas pessoas só conseguem acordar tarde porque dormem muito tarde ou tem noites de sono ruins. Nada de trabalhar, estudar, escrever ou conferir email e redes sociais na cama. Esse espaço é feito para dormir e o seu corpo precisa compreender isso. Deite na cama e se permita não fazer nada por alguns minutos. O sono chegará logo.

Soneca

Ficar rolando de um lado para o outro na cama, ativando o botão soneca constantemente e pedindo pelos cinco minutos a mais não é uma técnica muito boa para quem não pode acordar tarde. Assim que o despertador tocar, levante-se e comece a fazer alguma atividade, mesmo que seja tomar banho ou escovar os dentes. Quanto mais você demorar para levantar, mais preguiça você terá.

Quando acordar tarde é estilo de vida

Mas há quem garanta que não consegue acordar cedo e, nesses casos, acordar tarde pode ser um estilo de vida. Se esse for o seu caso, e dependendo de qual for a sua área de atuação, você pode começar a planejar um tipo de trabalho diferente. Trabalhos de freelancer, por exemplo, são ideais para as pessoas que rendem melhor à noite.

Se você é daqueles que não rende absolutamente nada durante a manhã, esqueça qualquer trabalho que lhe exija acordar muito cedo. O mercado não vai se adaptar ao seu horário e caso você não consiga se adaptar ao horário dele, é hora de começar a moldar a sua vida conforme as suas necessidades de sono diárias. Porque não dormir não é uma opção.

Você pode, sim, escolher fazer atividades no horário em que você rende melhor, mas não assuma compromissos que não vai poder cumprir. É melhor ficar sem trabalhar e se esforçar em arrumar um emprego em que você possa acordar tarde, do que assumir uma vaga em uma empresa que exige trabalho em horário comercial e não conseguir realizar as atividades. Pense nisso.

Gosta das nossas dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sono
saúde
bem-estar
carreira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ